Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Escolar / Reflexões / Refletindo sobre comunicação

Refletindo sobre comunicação

por marcello publicado 23/08/2017 15h38, última modificação 23/08/2017 15h40
Refletindo sobre comunicação

“A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. A língua dos sábios adorna o conhecimento, mas a boca dos insensatos derrama a falta de bom senso. Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando tanto um como o outro.” Provérbios 15.1-3

A comunicação é uma capacidade maravilhosa que temos e muito complexa. Basta verificarmos a variedade de línguas e dialetos existentes no mundo.  Se incluirmos a língua escrita, aí o espanto é maior. A complexidade começa no momento de exprimir um pensamento em palavras. É como se pensássemos alguma coisa, mas, na hora de falar, de usar as palavras, falamos outra coisa. Já para o ouvinte, o que se entende do que foi dito pode ser muito diferente da intenção do emissor ao falar. Sendo assim, a comunicação sai da categoria de uma capacidade humana e vai para a categoria das artes. Comunicar-se passa a ser uma arte.

E todo aquele que observa uma obra de arte, se quiser entendê-la, precisa ter paciência, ser observador e buscar informações sobre o autor para saber mais sobre aquela obra, o que quis dizer o artista. Pois assim também é a comunicação. Não basta ouvir, não bastar falar é necessário cuidar das palavras que se usa, o tom da voz que se usa, mas também é necessário ouvirmos com cuidado e atenção e sempre buscar conhecer melhor quem nos fala, termos um coração aberto para receber a comunicação.

Vejo exatamente a complexidade da comunicação sendo tratada no texto de Provérbios em destaque acima. O autor analisa uma resposta que alguém vai dar a outra pessoa, dizendo que a fala branda acalma o furor e a palavra dura suscita a ira. São duas pessoas que usam princípios diferentes para dar uma resposta. Uma é sábia, pois utiliza a comunicação para transformar um ambiente difícil em um momento agradável e brando. O outro, uma pessoa insensata, que por falta de “tato” ou de um cuidado maior, acaba contribuindo para a loucura de uma discussão. Quando estamos respondendo a alguém, não podemos apenas pensar em nós ou no que queremos falar, mas também é preciso pensar no outro, na pessoa que queremos transmitir a informação. A comunicação deve aproximar as pessoas e não criar um abismo entre elas.

Mas Salomão destaca uma realidade: Deus! Alguém que está observando tanto um, quanto o outro. Como alguém que está perto, atento e pronto para ajudar a qualquer um dos dois que assim o pedir. Deus não condena nenhum dos dois como também não elogia. Mas se coloca perto, observando, pronto a ensinar a todos que pedir a maneira sábia de se comunicar. Se usarmos o princípio de Deus, que é o amor ao próximo, construiremos pontes. Que Deus nos abençoe a cada dia e que nossas palavras sejam sempre palavras de Deus.

Pastor Hércules Araújo
Pastoral Escolar