Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Escolar / Reflexões / Reforma: um caminho necessário na sociedade

Reforma: um caminho necessário na sociedade

por marcello publicado 10/02/2017 18h20, última modificação 10/02/2017 18h20

1- “Jesus entrou em Jericó e atravessava a cidade.

2 - Havia ali um homem rico chamado Zaqueu, chefe dos coletores de impostos.

3 - Ele queria ver quem era Jesus, mas, sendo de pequena estatura, não o conseguia, por causa da multidão.

4 - Assim, correu adiante e subiu numa figueira brava para vê-lo, pois Jesus ia passar por ali.

5 - Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: "Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje".

6 - Então ele desceu rapidamente e o recebeu com alegria.

7 - Todo o povo viu isso e começou a se queixar: "Ele se hospedou na casa de um pecador".

8 - Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: "Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais".

9 - Jesus lhe disse: "Hoje houve salvação nesta casa! Porque este homem também é filho de Abraão.

10 - Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido".

Lucas 19:01-10

É incrível como podemos encontrar na bíblia situações muito reais também nos dias atuais. Olhando hoje para os acontecimentos na cidade de Vitória no Espírito Santo, vemos pessoas fazendo saques em lojas, supermercados, porque a Polícia Militar está em estado de greve. O que leva pessoas que normalmente não teriam tal comportamento a agirem assim?

No texto bíblico acima, encontramos uma situação bem parecida, onde Zaqueu, um homem coletor de impostos, quer saber quem é Jesus. Acontece que Zaqueu, como todo coletor de impostos da época, não era bem visto pela população, pois sabiam que sempre cobravam um valor a mais para ficar com uma parte. Então, o povo não gostava dos coletores de impostos e os próprios coletores se aproveitavam da sua posição para roubar o povo. Pois bem, Jesus passa debaixo da árvore que Zaqueu havia subido e fala com ele. Jesus quer se hospedar na casa de Zaqueu. A reação do povo foi de murmurar contra Jesus, já que não gostavam dos coletores de impostos.

Por que Jesus fez isto? Por que teve uma atitude muito diferente das pessoas que ali estavam? Respondo: porque Jesus não se guia pela opinião de pessoas, mas por princípios do Reino de Deus. Jesus não teve medo de ser o que é e dar o que tinha para Zaqueu. Este é o nosso maior desafio, não ter medo de ser e defender os princípios que se tem de amor, cuidado, acolhimento, respeito pelas pessoas. Vemos que, por muito pouco, deixamos os valores fundamentais da vida de lado para dar vasão ao nosso ego, ao nosso interesse pessoal e passamos a assumir uma personalidade que não é nossa. Falamos mal, agredimos e nos colocamos em atitude de prejudicar alguém. Precisamos ter a coragem de ser quem somos, não importando onde estamos e se alguém está vendo ou não.

Que Deus nos abençoe cada dia mais, para que, uma vez aprendendo do seu amor, vivamos vida honesta e feliz estendendo a mão para auxiliar quem precise de ajuda.

Pastor Hércules Araujo
Pastoral Escolar