Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Escolar / Reflexões / Por que tanta preocupação com o meio ambiente?

Por que tanta preocupação com o meio ambiente?

por admin publicado 02/12/2015 15h08, última modificação 02/12/2015 15h08

...e todas as árvores baterão palmas.

Isaías 55,12
Se parar separa,
se cantar se encanta
com tanta vida e planta...
o jogo agora é cooperar,
a boa nova é que existe
um imenso campo novo
para se aprender, trocar e sonhar...
Walmir Cedotti

Por que tanta preocupação com o meio ambiente?

Acho que é porque todos nós temos mecanismos de autodefesa quando nos sentimos ameaçados e, por isso, reagimos. A morte do mundo, conta Arendt (2000), através da destruição da natureza, é o atestado da sociedade de consumo e, é a mais trágica prova da desumanidade do homem. Atesta também que somos seres que criam o “mundo onde tudo é possível”, um mundo onde o homem se autodestrói. E, o mecanismo que dá o alarme, é o fato de que através da destruição da natureza acontece a morte de sociedades, culturas e até gerações inteiras. Ela indica que o problema é relacional, de convivência; ele está fixo na relação que o homem mantém com a natureza: ela é simples objeto de uso e consumo. Da cultura da conivência, o homem passou para a cultura da dominação e destruição. É uma emboscada, em que só resta uma saída, o homem recuperar o valor humano contido em si mesmo.

Se estamos tratando do meio ambiente, como recuperar a relação com a natureza? Isso soa meio estranho frente a certas realidades, parece meio paradoxal pois, ao mesmo tempo que afirmamos a importância do meio ambiente, temos dificuldades de conviver com ele. Na linguagem econômica, isso aparece quando Moscone (1993) afirma que os governos e instituições do Primeiro Mundo doam milhões de dólares para projetos que valorizam o meio ambiente. E, ao mesmo tempo, vemos a nossa Amazônia com as contaminações dos rios ou a queimada de milhares de hectares de terra sendo sistematicamente exterminada.

É evidente que o problema ambiental é complexo e existem várias possibilidades. Mas, partindo da idéia de que está em nós, seres humanos, a escolha, fico, por opção pessoal, com a perspectiva cristã para o problema da relação com a natureza. Fico com o enfoque da Bíblia, que me indica algumas luzes para os diversos caminhos. Entretanto, ela não é um receituário que me dá fórmulas prontas. A Bíblia, nesta escolha, representa um jeito, entre outros, de viver as relações humanas e sociais.

Os textos bíblicos estão repletos de relatos, depoimentos ou discursos sobre o relacionamento do homem com a natureza. Um dos mais bonitos, que aponta para o horizonte do projeto de libertação e vida para todos os seres, está no texto de Isaías 55,12 ...e todas as árvores baterão palmas! Para Isaias, no projeto de um povo que sonha com a liberdade e com a justiça, a natureza será companheira de esperança. Por isso, essa mesma natureza grita de alegria, ao contemplar as pessoas felizes.

Ou conforme Mosconi (1993:50), “È a natureza participando do parto da liberdade do povo... As imagens são de uma beleza poética fantástica. Fazem sonhar e vibrar. Esquentam o coração. ‘Eu, o Deus de Israel, vou rasgar córregos em colinas secas, abrir fontes pelos vales. Transformarei o deserto num lago e a terra seca em minas de água. No lugar do deserto colocarei cedro, acácia, mirto e oliveira. Na terra seca plantarei ciprestes, olmeiros e pinheiros, para que todos vejam e saibam que a mão do Senhor fez isso...’ (Is 41,18-20)”. Os projetos humanos e a natureza caminham solidários. Há o resgate da relação.

Não há contradição entre a natureza e as possibilidades humanas. O homem e o meio ambiente se completam. A terra torna-se mãe querida e a relação é afetiva.
Enfim, no olhar relacional com a natureza e para recuperar o valor humano, as pessoas precisam se converter para um projeto de luta por vida e dignidade para todos, onde a sensibilidade para a convivência amorosa com o meio ambiente torna-se um caminho possível. Ou nas palavras do poeta:
O jogo agora é cooperar,
A boa nova é que existe
Um imenso campo novo
Para se aprender, trocar e sonhar...

Bibliografia
Mosconi, Luis. ... E todas as árvores baterão palmas (Is 55,12) In: Estudos Bíblicos, nº 38. Bíblia e Ecologia. Ed. Vozes, 1993: p. 9-22.

ARENDT, Hannah. A condição Humana.

CEDOTTI, Walmir.

Deus nos criou para “cultivar” e “guardar”

A bíblia inicia a sua narrativa, no livro de Gênesis, com duas versões da ação criadora de Deus. A primeira, a Palavra divina tudo cria, e Deus declara tudo que é bom (Gn 1 – 2,3). Homem e mulher, criados à imagem de Deus, é dado aos mesmos uma ordem: “enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre...” (Gn 1,28). A segunda versão deste mesmo feito, descrita em Gn 2,4s, diz que ainda não havia nada quando Deus criou o homem e a mulher. A ordem dada, nesta segunda versão da ação criadora de Deus ao ser humano, é que deveria “cultivar” e “guardar” o jardim.

A primeira versão foi escrita, no período da dominação do império babilônico. Tempo, exílio e devastação. Tempo de confronto de poderes divinos – a religião do povo exilado contra a religião do império babilônico. Visto desde esse tempo e esse contexto, homem e mulher devem encher a terra...sujeitá-la... domá-la. A segunda narrativa, mais antiga e mais modesta que a primeira, retrata outra relação do homem e da mulher com a terra. É uma narração descrita, no período da monarquia, em que os valores da teocracia que acompanharam a conquista da terra e a sobrevivência das tribos confrontavam-se com um novo modelo de governo e sociedade. A religião celebrada nos grupos de família, nesse período, era confrontada com a religião do templo e da centralização do poder na cidade.

A leitura que fazemos comumente destes textos coincide com uma percepção linear da história sagrada. Nem sempre observamos no texto as rupturas que retratam uma época e uma concepção dos fatos. Normalmente, essa leitura se adequa para manter o status do ser humano, na relação com tudo o que não é humano. Esse ser é o centro. Nesse caso, é mais que natural que o humano não seja tratado como propriedade privada e riqueza material a ser explorada, reforçando as estruturas de dominação da nossa sociedade.

No entanto, um olhar mais atento, a estas narrativas, poderá conduzir-nos a uma outra compreensão. Principalmente se nos despirmos da nossa vestidura de “superiores” ou “centrais”. E se nos colocamos como mais um ser criado entre os outros, consciente de que todos são muito bons.

Estamos intrinsecamente vinculados a toda criação e dela necessitamos para sobreviver. Plantas e animais, água, terra e ar, podem perfeitamente existir sem o ser humano. Somos mais dependentes do que imaginamos. Não podemos viver sem a comunidade ecológica que sustenta a possibilidade da nossa existência. Não somos os donos da natureza, mas parte dela.

A) A nossa morada

A palavra ecologia, assim como a “economia” e o “ecumênico” possuem uma mesma raiz de origem grega, que é a palavra OIKOS, que significa casa. A ecologia é o estudo da casa, de como os seres vivos se relacionam entre si e com a sua casa – o planeta terra. Diferentemente das ciências como biologia, botânica, zoologia que estudam os seres vivos, ou da geologia, climatologia que estudam o meio ambiente, a ecologia estuda as relações e as implicações com os seres vivos e seu habitat, inspirando-se com freqüência na fenomenologia.

Parece-nos pertinente considerar a relação que há entre ecologia, economia e ecumênico. Se chegarmos a entender esses três eixos relacionais, seremos obrigados a repensar a nossa tradição teológica ocidental que nos colocou como centro do universo. Talvez tenhamos que nos perguntar: com que direitos somos os “ donos” da natureza ou seus zeladores, quando a natureza cuida de seus próprios processos muito bem, e, na maioria dos casos, o faz melhor sem nós? Facilmente deixamo-nos seduzir pelo poder, pela ambição e vaidade e ultrapassamos nossos limites. Só nós podemos romper e distorcer o equilíbrio da natureza, impondo o preço desta distorção a seres humanos menos afortunados, bem como à comunidade não humana.

B) A economia consumista

Não é possível pensar numa ética ecológica sem repensar a ética individualista que orienta a sociedade de consumo. O consumismo é a válvula propulsora da política neoliberal que leva o individuo a consumir sempre mais, sem nunca ficar satisfeito, criando a compulsão do ter, consumir sem pensar no depois e sem pensar no outro. Nesse caso, os sujeitos econômicos são movidos pelo interesse e pelo lucro pessoal, sem se importarem com os outros, e menos ainda com o coletivo. A economia se orienta para o crescimento e, conseqüentemente, em destruir nosso próprio sistema de sustentação de vida.

O consumismo inconseqüente conduz-nos ao auto-extermínio, a médio e longo prazo. Resta-nos duas opções: aprender a usar nossa própria inteligência, para tornar-nos servidores/as da sobrevivência e do cultivo da natureza ou perder nosso próprio sistema de sustentação da vida, em uma terra cada vez mais envenenada. As pessoas podem ser felizes com apenas o necessário para viver dignamente, para isso, precisamos renunciar à ética do ter, passando a adotar a ética do ser.

C) O mundo habitado

Nossa disposição ecumênica é um outro desafio para quem crê que a Vida – humana e não humana – deve ser guardada e cultivada. OIKOUMENE significa mundo habitado, mundo que abriga diversas culturas, diversas formas de organizar-se e de ser. A ética ecológica desafia-nos a converter nossas mentes uns aos outros, admitindo o diferente. Esta regra confronta mais uma vez os princípios da economia neoliberal que propõe a globalização. Essa globalização integra tudo. A integração propõe a homogeneização, totalmente intolerante à diversidade. A globalização é excludente das maiorias e destruidora da natureza.

Não basta repensar a relação de “homem” e “natureza”. As estruturas de dominação e exploração social, que norteiam a dominação da natureza, impedem a preocupação pelo bem estar de todos.

Em outras palavras, é a aquisição de consciência plena de que “o nosso planeta, como uma parte do imenso cosmos, torna-nos consciente de que somos uns dos passageiros desta bola que se move no espaço e cujo destino ou não destino passa a ser um desafio para todos que, como as crianças, mantêm viva a capacidade de se deixar encantar e admirar”.

“A ética, na sociedade, hoje, é utilitarista e antropocêntrica. O ser humano estima que tudo se ordena para ele. Considera-se senhor e patrão da natureza que está aí para satisfazer suas necessidades e realizar seus desejos. (...) Tal postura de base leva à violência e à dominação dos outros e da natureza”.

A proposta ecumênica exige que sejamos condicionados/as por uma nova ordem, novos paradigmas que nos orientem, encontrando outra centralidade. A ética ecocêntrica deve visar ao equilíbrio da comunidade terrestre, deve desafiar-nos para uma ecojustiça no mundo habitado.

“Princípio norteador desta ética: bom é tudo o que conserva e promove todos os seus, especialmente os vivos, os mais fracos; mau é tudo o que prejudica, diminui e faz desaparecer os seres. Ética significa a ilimitada responsabilidade por tudo o que existe”.¹

Viver sob a ética ecológica é rejeitar estar sobre os outros para estar junto com os outros. Nesse caso, o grande desafio é de convertermos nossas mentes uns aos outros.

Dialogar com a ordem ecológica é viver ecumenicamente, tendo como base o respeito à alteridade, na acolhida das diferenças, na solidariedade e na potenciação da singularidade.”Desta forma, busca-se a reconstrução do mundo habitado – radicalmente uma nova ordem criadora – onde Deus/a reafirmará, em uma relação de igualdade, que tudo que é criado é muito bom”.

Conclusão

Um olhar em retrospectiva à nossa inserção como parte da Igreja de Cristo, retratando nossa realidade, confronta-nos com os desvios feitos por influência da cultura e dos modelos políticos e econômicos que nos subjugam. Vivemos dentro de um sistema de mercado total, cuja globalização é tão absoluta, que não é possível fugir ou viver fora dele. Mas podemos rejeitar a sua imposição e construir um caminho alternativo resistindo à ética da morte e construindo uma nova ética firmada na justiça, na solidariedade, na defesa da vida incondicionalmente.

De fato, não há lugar, no globo terrestre, onde não existam sinais de influência destrutiva do ser humano sobre a vida não humana. Mesmo que o humano não tenha estado lá, a sua ação já foi levada pelos ventos, água, solo, aves, insetos e animais que carregam dentro de seus seres os efeitos envenenadores da rapina humana.
Assim, a natureza geme, caída, desfigurada pela ambição inconseqüente do ser humano. Refazer nossa relação com a natureza e uns com os outros é, portanto, um projeto e uma luta que são históricos de recriação. Que Deus nos ajude!

Revda. Genilma Boehler
UMESP-maio de 2002

Bibliografia:

1. RUETHER, Rosemary R., Sexismo e Religião, Sinodal, S. Leopoldo, 1993.

2. MO SUNG, Jung e SILVA, Josué Cândido da, Conversando sobre ética e sociedade, Vozes, Petrópolis, 1995.

3. RICHARD, Pablo e outros, Globalizar a esperança, Paulinas, S. Paulo, 1998.
¹ STRECK, Danilo. Op. cit., 1998, p. 37.

4. BOFF, Leonardo. Ecologia, mundialização, espiritualidade. São Paulo, 1996.