Você está aqui: Página Inicial / Institucional / História

História

por kesia.ventura — publicado 02/12/2015 10h44, última modificação 02/12/2015 10h45

No final do ano de 1990, o Sr. Arthur Guilherme Ritcher, Coordenador da Sobloco S.A., no Empreendimento Riviera de São Lourenço em Bertioga, ficou conhecendo um pouco sobre o IMS, o Instituto Metodista de Ensino Superior, por meio de um contato com o Sr. Oswaldo Klein.

Nessa época, os empreendedores da Riviera de São Lourenço, as empresas Sobloco Construtora S/A, Praias Paulistas S/A e Cia. Fazenda Acaraú, estudavam a necessidade e a possibilidade da instalação de uma escola no local onde o empreendimento estava sendo implantado. Pesquisaram alguns colégios e o único que preencheu os requisitos necessários quanto a um ensino de qualidade, preocupado com a qualidade de vida e com o desenvolvimento sustentável foi o IMS.

Partindo dessas premissas, o Sr. Arthur reuniu os dirigentes do Empreendimento Riviera de São Lourenço e dirigentes do IMS para uma conversa preliminar.

Desse encontro surgiu uma parceria: o Empreendimento Riviera de São Lourenço cedeu um local, uma confortável casa de madeira, para que fosse instalado o Núcleo de Educação Infantil do Colégio Metodista, sementinha do atual Colégio Metodista em Bertioga.

O Sr. Ritcher convidou a Sra. Zeltite Dzintra Arajs Marques (Tetê), moradora do local, para coordenar os trabalhos de desenvolvimento do Núcleo, que teve início em maio de 1991. Com o apoio do Colégio Metodista – Unidade I, na época dirigido pela Profª Dalva Rachel Coelho Nascimento, com assistência da Profª Fátima Rocha, o Colégio começou a trilhar o seu caminho.

A Profª Dalva, com a assessoria do CEPI (Centro de Pesquisas Interdisciplinares), elaborou o primeiro regimento do Colégio – Unidade II.

No ano de 1991 o Colégio, ainda núcleo, contava com 16 alunos e no mesmo ano, o diretor geral, Prof. Anisio Pereira e o diretor administrativo, Prof. Marcio de Moraes, com o apoio do Conselho Diretor do IMS, decidiram pela construção do prédio do Colégio Metodista – Unidade II e obtiveram dos empreendedores da Riviera de São Lourenço a área cedida em comodato (99 anos).

A construção iniciou-se ainda em 1991, sob a supervisão dos membros do Conselho Diretor, Revº Marcos Munhoz e Valdir Abdallah e no dia 24 de fevereiro de 1992, o Ano Letivo no Colégio Metodista – Unidade II teve início em sua sede própria, com a Educação Infantil e o Ensino Fundamental até a terceira série, tendo como diretora a Sra. Carla Maria Esthér Coelho do Nascimento.

De 1993 a 1997 o Colégio foi ampliando, gradativamente, até a total formação do Ensino Fundamental (antigo primeiro grau).

Em 1998 o Colégio implantou o Ensino Médio, já possuindo autorização para o funcionamento da 2ª e 3ª séries em 1999.
No ano de 2001, a direção do Colégio ficou sob a responsabilidade do Profº Marco Antonio Savério Epprecht, que permaneceu até o primeiro semestre de 2004, quando assumiu a Profª Regina Magna Bonifácio de Araújo, até o ano de 2006. Em 2007 assumiu a direção a professora Sonia de Souza Bichir. Em 2011 a diretora da unidade passou a ser a Profª Horizontina Mello Canfield. Em 2014 assumiu a Profª Angela Maria de Oliveira Nerys como a atual Coordenadora da Unidade.