Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Escolar / Reflexões / Venha o teu Reino

Venha o teu Reino

por priscila publicado 31/10/2016 11h32, última modificação 31/10/2016 11h32

“Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu”Mateus 6: 9 -10

Este é um pequeno trecho da oração que Jesus nos ensinou, que chamamos de oração do Pai Nosso. Ela é maior, mas quero fazer esta reflexão apenas sobre estes dois versículos.

O primeiro ponto que quero destacar é que Jesus inicia a oração chamando Deus de Pai. Esta é uma importante informação, pois em Israel, para evitar tomar o nome de Deus em vão e pecar, se usava a palavra Adonai, que quer dizer meu Senhor. Mas Jesus não a usa ao ensinar esta orar, mas usa outra palavra: Pai. Este é o conceito que jesus quer deixar bem claro para todos que creem em Deus. O Pai, aquele que ensina, que orienta, aquele que respeitamos, mas acima de tudo, amamos. A relação é de compromisso e não subserviência.

Depois Jesus usa o verbo santificar. “Santificado seja o teu nome”. Santificar é elevar à categoria de santo; Adquirir um caráter virtuoso pela observância dos princípios divinos. Jesus está falando que Deus já é santo, mas somos desafiados a santificar o nome Dele, não com palavras, mas com nossas ações. Nossas atitudes diante da vida, segundo o que aprendemos em Deus, é que santifica o nome no mundo.

E no versículo dez, declara primeiramente: “Venha o teu Reino” Podemos pensar: como assim? Como o Reino de Deus pode vir até nós? Como um reino pode se deslocar? Eu posso ir até um reino, mas o reino vir até mim? Pois é, se pensarmos no reino como um lugar, fica difícil de entender. Mas se nós pensarmos no Reino de Deus como o seu reinado que está sobre nós, fica bem mais fácil de entender. O Reino de Deus pode até estar em algum lugar, mas onde eu estiver o Reinado do Pai estará comigo, sobre mim, norteando o meu caminho. Mas como isto vai acontecer? Segue então a última frase: “Seja feita a sua vontade”. Jesus está dizendo que Deus nos chama para sermos os agentes da vontade de Deus. Tanto na terra como no céu!

A primeira parte desta oração, liga os pedidos que vem na sequência do texto com a natureza de Deus que se reflete em nós. É uma oração de compromisso e comprometedora. Fala muito mais a nós do que podemos imaginar. Que Deus continue te abençoando e sejamos nós o brilho de Deus neste mundo.

Pr. Hércules