Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Escolar / Reflexões / Depois do Descanso

Depois do Descanso

por admin publicado 02/12/2015 15h08, última modificação 02/12/2015 15h08

“ORA, HAVENDO DEUS COMPLETADO NO DIA
SÉTIMO A OBRA QUE TINHA FEITO,
DESCANSOU NESSE DIA DE TODA
A OBRA QUE FIZERA”.
GN 2:2

Por que existem as férias? Diriam os mais afoitos que são para passear. Outros pensam que elas servem para resolver o que não se fez no restante do ano que passou. Alguns ainda podem pensar que é o momento para fugir do trabalho. De fato são para descansar. Sim, mas do quê?

Na concepção pós-moderna de trabalho vem embutida a idéia de peso, carga, fardo, mal necessário. O próprio termo trabalho tem sua origem na expressão do latim tardio “TRIPALIUM”. Esse era um instrumento romano de tortura, uma espécie de tripé formado por três estacas cravadas no chão, onde eram supliciados os escravos.

Nesse sentido, descansar é “deixar de ser punido”, mas a concepção bíblica do descanso segue outro caminho. O livro de Gênesis afirma em seu capítulo 2 que Deus descansou.

Será que fez isso por que estava cansado? Não, mas porque terminara sua obra.

Acho que muitas vezes não descansamos por isso. Não é que não estejamos cansados, mas porque não terminamos aquilo que começamos.

As férias acabaram. Iniciamos outra etapa em nosso trabalho. Neste novo semestre, tente deixar o máximo de projetos bem-resolvidos. Não apenas aulas, notas, trabalhos, diários de classe, matrizes curriculares, projetos para 2008, mas conversas com pessoas amadas; problemas não-resolvidos; crises não-reparadas; relacionamentos abalados...

O descanso não acontece somente nas férias, mas ele também decorre de ações concretizadas, finalizadas, de projetos que alcançaram o seu termo.

Que Deus abençoe seu retorno ao Colégio Metodista!

Rev. Cesar Roberto Pinheiro
Pastor Escolar