Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Escolar / Reflexões / Qual é a sua Esperança?

Qual é a sua Esperança?

por admin publicado 02/12/2015 15h08, última modificação 02/12/2015 15h08

Uma das coisas que mais consomem o ser humano é a rotina. Fazer as coisas apenas por fazer embrutece, esvazia, empobrece espiritualmente. Com vencê-la? A única forma é dar um sentido ao que fazemos. Significar nossa ação, de modo que, mesmo quando envolvidos com a pior rotina, visualizemos algo maior, importante.

Estamos no início de mais um período acadêmico (ou escolar). Podemos participar disso apenas dando continuidade à rotina. Se nos sentirmos assim, não teremos visualizado muito para este novo ano.

O que pode fazer a diferença é darmos uma significação especial a ele. Traçarmos metas e objetivos que nos levem a visualizar algo maior, que transcenda a simples rotina.

Convido você a, neste início de período letivo, repensar seus objetivos, suas metas, o porquê de você estar envolvido/a no processo acadêmico ou escolar.

Naturalmente, quando traçamos metas ou objetivos, temos esperança de que eles se realizem. Por isso a pergunta: qual é a sua esperança? Ou você não tem nenhuma?

Gostaria, ainda, de falar de outra coisa. Da esperança que anima as pessoas que tem Jesus como mestre ou orientador pessoal. Ele viveu e lutou pelo “Reino de Deus” – um “outro mundo”, em que se experimente a justiça, o companheirismo fraterno, a tolerância e o respeito pelo/a outro/a, e ações concretas em favor do bem-estar físico, metal, espiritual, de todos/as.

Convido você a também partilhar dessa esperança cristã. Mas ela não é a de quem apenas fica esperando que as coisas aconteçam. Ela é ativa, de “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. Por isso, para dar significado a este ano que inicia, convido você a partilhar dessa esperança, procurando concretizar em sua vida os sinais de fraternidade, justiça, tolerância e ações em favor dos/as outros/as, especialmente os/as mais necessitados/as. Assim a vida não será uma rotina sem sentido.

Qual é a sua esperança?

Rev. Luiz Eduardo Prates da Silva