Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Escolar / Reflexões / As pequenas mudanças

As pequenas mudanças

por admin publicado 02/12/2015 15h08, última modificação 02/12/2015 15h08

Quantas coisas passaram despercebidas neste último ano... Quantas coisas estão próximas de nós e não as vemos... Quantas vezes deixamos de olhar para detalhes pequenos, mas que mudam o curso da vida... De tantas vezes que o vento bate no nosso rosto nós já não o sentimos mais, tornamo-nos insensíveis para coisas cotidianas que parecem tão fúteis. Até mesmo nas nossas esperanças, na nossa fé, passamos a desejar coisas grandiosas, sem perceber que algumas mudanças pequenas do dia-a-dia nos fariam muito bem.

Nada mais sugestivo do que iniciar o ano pensando nessas mudanças. Não que sejam fáceis, mas são mudanças que nos são possíveis, não dependem de outros para serem realizadas. O que nos cabe fazer? Com isso não queremos dizer que devamos perder nosso caráter reinvidicatório, esquecer nossas lutas coletivas, nossa fome e sede de justiça, como diria o evangelho; não é isso. O que queremos dizer é que por olhar e desejar demais o que está distante, perdemos a capacidade de transformar o que está perto. Neste caso, diríamos como Jesus: "devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas" (Lucas 11,42). Talvez poderíamos dizer algo mais: "não há como fazermos aquelas coisas se omitirmos estas". Ou seja, as grandes transformações passam também pelas pequenas mudanças que fazemos. Isso parece simples, mas não é. As coisas cotidianas são semelhantes ao que mencionamos sobre o vento, de tanto realizá-las perdemos a capacidade crítica sobre elas.

Neste ano que se inicia, podemos fazer uma nova proposta de vida, mas que detalhes, que pequenas mudanças podemos realizar? É possível encarar as dificuldades com outros olhos? É possível mudar atitudes já habituais que trazem prejuízos a nós ou aos outros? Nós, da Pastoral, acreditamos que sim e por isso desejamos que a graça de Deus nos acompanhe nestes novos propósitos.

Feliz reinício de ano!
Pastoral Universitária e Escolar