Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Escolar / Reflexões / O perdão

O perdão

por marcello publicado 08/06/2017 10h26, última modificação 08/06/2017 10h26
O perdão

Lucas 17.03-10

“3 Olhai por vós mesmos. E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, se ele se arrepender, perdoa-lhe.

4 E, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; perdoa-lhe.

5 Disseram então os apóstolos ao Senhor: Acrescenta-nos a fé.

6 E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria.

7 E qual de vós terá um servo a lavrar ou a apascentar gado, a quem, voltando ele do campo, diga: Chega-te, e assenta-te à mesa?

8 E não lhe diga antes: Prepara-me a ceia, e cinge-te, e serve-me até que tenha comido e bebido, e depois comerás e beberás tu?

9 Porventura dá graças ao tal servo, porque fez o que lhe foi mandado? Creio que não.

10 Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer.”

 

Esta é uma palavra pequena, mas com grande significado. O perdão está ligado diretamente com a palavra “amor”. Em Lucas 7.42-43 há uma referência do perdão ligado ao amor.

 

42 E, não tendo eles com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Dize, pois, qual deles o amará mais?

43 E Simão, respondendo, disse: Tenho para mim que é aquele a quem mais perdoou. E ele lhe disse: Julgaste bem.”

O perdão é fruto de um coração cheio de amor. Consequentemente, quem recebe o perdão adquire uma dívida de amor com o seu perdoador.

O perdão é uma graça: “favor não merecido”. O perdão é uma expressão do caráter de Deus. Nós, seres humanos, podemos expressar um sentimento divino?

Jesus diz que sim! 

V. 3 e 4.  Jesus nos faz um desafio: perdoar. Ele diz: devemos perdoar sempre. Até mesmo quando as pessoas cometem sucessivos danos a nós. 

V. 5.  Ao ouvir tal orientação os discípulos fazem um pedido ao Senhor. “Aumenta-nos a fé”

Porque os discípulos pedem mais fé? Será tão difícil exercer a atitude do perdão? 

V. 7 a 10.  Deus nos dá tarefas possíveis. Deus não nos dará fardos que não podemos carregar.

O que devemos perguntar é: Queremos? O que nos impede de perdoar?

As feridas nos impedem de perdoar.

O ódio nos impede de perdoar.

O orgulho nos impede de perdoar.

O desejo de vingança nos impede de perdoar.

A falta de fé nos impede de perdoar.

Todos estes sentimentos acima são sentimentos que só produzem malignidade.

O perdão liberta a pessoa destes sentimentos. O perdão faz bem para quem dá, não para quem recebe. Faz bem perdoar.

Mas existe uma fronteira no perdão, que é a confiança. Depois que alguém nos causa algum mal, mesmo que eu consiga perdoar, como voltar a confiar em tal pessoa?

Perdoar alguém não significa que devemos novamente restabelecer o grau de confiança que tínhamos antes. A confiança é um valor que não damos a qualquer pessoa. Damos a nossa confiança apenas a pessoas que merecem.

A pessoa que recebeu o nosso perdão para ter de volta a confiança de antes deve reconquista-la. Este é o compromisso ou ônus de quem recebe o perdão. Assim, as pessoas ficam compromissadas no amor de Deus, no propósito de reconstruir os laços mútuos de amor.

Que Deus nos ajude a crescer, amadurecer. Deus nos desafia assim.

A paz do Senhor.


Pastor Hércules Araújo
Pastoral Escolar