Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Escolar / Reflexões / Não se engane com as aparências

Não se engane com as aparências

por marcello publicado 24/05/2017 10h24, última modificação 24/05/2017 10h24
Não se engane com as aparências

Mateus 13.24-30.

24 Propôs-lhes outra parábola, dizendo: o reino dos céus é semelhante ao homem que semeou boa semente no seu campo; 25 mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. 26 Quando, porém, a erva cresceu e começou a espigar, então apareceu também o joio. 27 Chegaram, pois, os servos do proprietário, e disseram-lhe: senhor, não semeaste no teu campo boa semente? Donde, pois, vem o joio? 28 Respondeu-lhes: algum inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: queres, pois, que vamos arrancá-lo? 29 Ele, porém, disse: não; para que, ao colher o joio, não arranqueis com ele também o trigo. 30 Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: ajuntai primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; o trigo, porém, recolhei-o no meu celeiro.

Mais uma vez, Jesus conta uma história envolvendo uma semente, para comparar com o reino dos céus. O trigo era uma fonte muito rica de alimentação no tempo de Jesus, como também hoje em dia. Em Israel se fazia principalmente pães e bolos. Como fonte alimentar, precisavam fazer grandes plantações e cuidar para que as pragas não as destruíssem. Uma destas pragas era uma planta chamada de Joio. Esta planta tinha uma característica que hoje chamamos de mimetismo: eco adaptação na qual um organismo possui características que o confundem com um indivíduo de outra espécie. Processo pelo qual um ser se ajusta a uma nova situação; adaptação.

O joio se “disfarçava” de trigo para sobreviver. Alguém que olhava para os dois não conseguia distinguir um do outro. Só depois de crescidos é que se conseguia identificar quem era quem. Assim Jesus queria ensinar que os seres humanos também apresentam esta característica ao longo de sua vida. Tudo vai depender da semente que está sendo plantada na mente de cada um. A semente simboliza a palavra, como lemos em Lucas 8.11. A semente de Trigo é a palavra de Deus, a semente de Joio é a palavra do inimigo. Pode em alguns momentos serem muitos semelhantes, mas quando verificamos o fruto vemos claramente a diferença.

Vivemos dias bem semelhantes hoje, quando ouvimos muitas pessoas na política, nos telejornais e até em anúncios de produtos que vendem uma mensagem, mas, no fundo, não refletem toda a verdade. Como saber em quem confiar? Como saber no que acreditar? De onde vem a verdade ou cada um constrói a sua? O alerta de Jesus é que não podemos conhecer se não examinarmos com cuidado e critério as informações que recebemos. Você pode pensar: mas se eu for examinar tudo vai dar muito trabalho! Sim, é exatamente isto. Queremos conhecer a verdade, mas não queremos ter trabalho? Isto é um absurdo! A verdade e o trabalho andam lado a lado. A verdade nos serve para construirmos tudo que é útil para se viver. O trabalho só será bom se obedecer aos critérios da verdade. Buscar a verdade dá trabalho.

Uma vida sem verdade é como o joio: é bonito e viçoso, mas no final não produz nada. Que Deus nos ajude a vivermos na verdade.

Pastor Hércules Araujo
Pastoral Escolar