Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Escolar / Reflexões / Não há quem faça o bem

Não há quem faça o bem

por marcello publicado 29/06/2017 17h37, última modificação 29/06/2017 17h37

“Diz o insensato no seu coração: não há Deus. Corrompem-se e praticam a iniquidade; já não há quem faça o bem. Do céu, olha Deus para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus”. Salmos 53

Este é um pequeno trecho do Salmo, onde o autor tenta retratar o espanto de Deus ao olhar para a terra e perceber que não tem nenhuma pessoa que faça o bem.  Parece muito com os dias que vivemos hoje na nossa nação brasileira. Ao olharmos as pessoas que estão envolvidas com subornos, falcatruas e ladroagens, descobrimos que são autoridades que a própria sociedade confiou para governá-la. De onde vem toda essa índole má que observamos nestas pessoas? São pessoas educadas, estudadas, muitas passaram por rigorosos processos de avaliação para assumir cargos tão vitais para a vida e o governo desta nação. Há quem responda esta pergunta falando da nossa história desde a colonização, outros falam que é devido à cultura do “jeitinho brasileiro”, outros ainda afirmam que a baixa qualidade do ensino brasileiro produz tais aberrações.

O texto bíblico acima inicia com a frase: “diz o insensato no seu coração: não há Deus!” Onde Deus não é buscado, onde Deus não é o princípio dos valores pessoais, não pode existir o bem! Parece que o autor está dizendo: “porque o povo se espanta ao perceber o mau no mundo?” Se Deus não está nele é natural que o mal reine!

Só há uma forma de termos o bem presente em nossas vidas. É buscando a Deus e vivendo nos seus valores que vamos conseguir produzir o bem onde estivermos. Tudo começa em nós e a partir de nós se espalha pelo mundo. A segunda parte deste texto diz que Deus olha para o ser humano para ver quem já conseguiu entender este princípio. Se queremos o bem entre nós, precisamos deixar de ser tolos e entender que só em Deus podemos aprender como fazer o bem. Ele é a nossa fonte inesgotável de toda a sabedoria e vida neste mundo.

Que Deus nos abençoe e nos capacite a cada dia a construirmos o bem para este mundo.

Pastor Hércules Araújo
Pastoral Escolar