Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Escolar / Reflexões / Educar, uma tarefa desafiadora

Educar, uma tarefa desafiadora

por priscila publicado 06/10/2016 10h13, última modificação 06/10/2016 10h13

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” Provérbios 22:06

 

Quero a partir deste versículo, convidar você para refletir sobre esta grande tarefa de Educar. Esta palavra vem do latim Educare. A letra E vem de Ex que significa fora ou exterior e Ducare, significa conduzir, levar. Ou seja, educar tem o sentido de conduzir alguém para fora visando o mundo que vive. Nutrir uma pessoa de princípios e fundamentos para viver e compreender seu tempo.

É muito interessante verificar que o versículo de provérbios traz esta mesma visão. “Ensina a criança no caminho” Alguém será responsável em nutrir a criança de princípios e valores no caminho, ou seja, em uma direção que necessariamente aponta para um caminho que se vai percorrer. Esta primeira instrução vem dos pais. É tão importante e fundamental que mesmo depois de velho, o texto bíblico afirma que, não se desviará dele. E realmente, se formos olhar para cada um de nós, veremos que muitas coisas que aprendemos no passado, quando criança, ainda trazemos conosco nem que seja na memória. Muitas coisas mudam no decorrer do tempo, mas é fato que somos afetados por todo o ensinamento que recebemos quando crianças.

Bom, mas como disse, o mundo é dinâmico, as coisas mudam. O que era errado no passado hoje já é tolerado ou pelo menos conversado. Muitas mudanças podemos notar na política, no trabalho, na família, etc. Mas estas mudanças tem contribuído positivamente para a paz, a boa convivência e o respeito entre as pessoas na sociedade que vivemos? É claro que vamos nos deparar com erros mas também com acertos. A questão é que nós, homens e mulheres, pais e professores, somos responsáveis por pessoas que hoje estão em formação mas, que no futuro próximo serão pessoas adultas tomando decisões e influindo no mundo que vivemos. Não podemos nos descuidar desta tão grande tarefa de Educar. De conduzir pessoas a vida de forma positiva e inspiradora. Vamos parar para ler as palavras do versículo bíblico acima e fazermos o melhor que pudermos, pois não são só os nossos filhos que serão beneficiados, mas toda uma sociedade, milhares de meninos e meninas que não apenas poderão usufruir de um mundo melhor, como também poderão deixar a sua contribuição e continuarem construindo um mundo ainda melhor.

Pr. Hércules