Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Escolar / Reflexões / Deus é quem me guia

Deus é quem me guia

por marcello publicado 03/05/2017 17h03, última modificação 03/05/2017 17h03

“Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade. Pois eles dentro em breve definharão como a relva e murcharão como a erva verde. Confia no Senhor e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade. Agrada-te do Senhor e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará.” Salmos 37.01-05

O salmista Davi traduz suas experiências de vida em muitos salmos. Fala de momentos tristes como de momentos de grande alegria. Fala das suas crises pessoais como pai, como rei ou como pessoa, falando de suas fragilidades e como Deus o ensinou a supera-las. Este Salmo em destaque acima fala muito bem de um desses momentos. Uma experiência de frustração pelo convívio com pessoas do meio político em que estava inserido e as artimanhas inerentes a este meio.

Davi escreve como quem dá um conselho a alguém, deseja que seus leitores não passem as dificuldades que ele havia passado. O texto inicia falando que não devemos nos indignar por causa dos malfeitores. Sua preocupação era com os atos de um malfeitor que poderia influenciar o comportamento das pessoas ao seu redor, disseminando o ódio e a revolta. Quando vivemos em meio à corrupção, a tendência é nos acostumarmos e até mesmo não tomarmos uma posição contrária para nos preservar. Mas quando isto acontece, acabamos incentivando a maldade alheia e sendo coniventes destes malfeitores.

Davi se lembra de Deus e de como ele próprio se tornou o Rei de Israel. Então ele começa a falar no versículo 3: “confia no Senhor e faze o bem”, “agrada-te do Senhor”, “entrega o teu caminho ao Senhor”. Estes são os princípios que Davi seguia para desenvolver suas tarefas de Rei. Sua fonte era o Senhor e seus atos estavam de acordo com o que ele aprendia com Deus. Se assim procedermos, com certeza este mundo não será o mesmo. Muitas vezes esperamos que as pessoas tenham boas ações, mas precisamos lembrar que tudo começa e nós mesmos. Nós somos o melhor exemplo para os outros.

Deus nos conceda coragem, forças e fidelidade para construirmos um mundo melhor do que temos hoje!

Pastor Hércules Araújo
Pastoral Escolar