Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Escolar / Reflexões / Aquietai-vos

por marcello publicado 23/06/2017 12h41, última modificação 23/06/2017 12h41
Aquietai-vos

Salmos 46.1-11

Este texto nos quer alertar para uma atitude difícil de ter: se aquietar!

Existem certas atitudes que, para nós, são difíceis de tomar. Ouvir, por exemplo, é uma delas. Queremos muito mais falar que ouvir. Esperar é outra atitude difícil, se queremos algo agora. Se pedimos, é pra já. Se aquietar ou parar de lutar é outro desafio difícil de cumprir.

A Bíblia não nos manda ser acomodados, nem descuidados. Mas nos alerta que muito mais que lutar e agir, precisamos saber que tudo depende da ação de Deus.

Versículo 1 do Salmo 46: Deus é Refúgio. Esconderijo; lugar secreto; Proteção. Fortaleza. Lugar seguro, inviolável. O salmista diz: Deus “é”. Aqui, não se quer dizer o que Deus poderá ser para nós, mas sim o que Deus é!

Versículos 2 e 3: Ainda que passemos por dificuldades, nós confiamos em Deus. Ou seja, as dificuldades que vivemos são reais e apavorantes muitas vezes. Como um terremoto ou maremoto. Sentimos medo, pavor, tensões. As lutas não são travadas apenas no enfrentamento direto com as dificuldades, mas também com a imagem que fazemos das mesmas dificuldades. Ou seja, com a impressão que criamos das dificuldades. Às vezes subestimamos o nosso problema, em outras vezes superestimamos. Tudo por causa da impressão que temos dele. E ficamos tomados de medo ou raiva, preocupações e frustrações. E tudo passa a ser o problema. Tudo passa a girar em torno da luta.

Mas Deus não fez a vida assim. Deus fez a vida muito diferente.

Versículos 4 a 7: Há um rio. Alegra a cidade. Onde Deus Habita.

VOCÊ!

Versículo 10: Pare de lutar, aquietai-vos. Não deixe que a luta tome toda a sua atenção. Você não vence porque luta. Mas, sim, porque Deus é teu Refúgio e fortaleza.

Salmo 37.7: “descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência...”
Salmo 91.1: “aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente...”
Salmo 42.5: “porque você está assim tão triste, ó minha alma? Porque está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei ...”

Na afobação da luta, na aflição dos momentos, na preocupação com os problemas, não podemos nos abater. Nossa felicidade não está na solução dos problemas, mas, sim, em Deus, que habita em nós. Levanta a cabeça, olha ao redor. Vê o quanto Deus já fez. Abra a tua boca, louva ao Senhor. Te encha de alegria. O Senhor aqui está.

Pastor Hércules Araújo
Pastoral Escolar