Você está aqui: Página Inicial / Sobre o Colégio / História

História

por kesia publicado 13/01/2016 12h46, última modificação 25/08/2021 17h31

História

O Colégio Piracicabano tem uma antiga e bela história em Piracicaba. Ele cresceu com a cidade. Em 1881, quando aqui se instalou o Colégio, Piracicaba era uma pequena vila, um amontoado de casas simples, ruas de terra onde transitavam carroças e carros de boi iluminadas por lampiões à querosene. O Brasil era governado pelo Imperador D. Pedro II e a escravidão não havia sido abolida. Entretanto, um grupo de pessoas progressistas já trabalhava aqui, pela libertação dos escravos, pela implantação da República e pela criação de uma escola moderna para a juventude. Esse grupo era liderado pelos irmãos Manoel de Moraes Barros e Prudente de Moraes, ambos advogados e políticos influentes na região.

Os irmãos Moraes estabeleceram contato com os imigrantes norte-americanos de Santa Bárbara D'Oeste. Entre eles havia um pastor metodista Rev. Newmann. Desta amizade surgiu a idéia de criar em Piracicaba uma escola moderna, aos moldes das escolas norte-americanas.
Com o apoio político dos irmãos Moraes, em 13 de Setembro de 1881 a missionária americana Martha Watts abriu as portas da nova escola: "O Colégio Piracicabano".

A construção do prédio próprio - "Edifício Principal" - na esquina das ruas Boa Morte e D. Pedro II ficou pronta em 1884. O belo casarão de tijolo à vista e telhas francesas diante do acanhado casario da vila na época, convenceu o povo de que a escola viera para ficar e foi um sucesso.
O Colégio Piracicabano foi construído e sustentado pelas mulheres metodistas norte-americanas. O objetivo principal dessas mulheres era promover a educação feminina no Brasil. Por essa razão, até a década de 30 só havia internato para moças. A educação para meninos era em regime de externato. Somente em 1934 criou-se o internato masculino.

O currículo do Colégio Piracicabano oferecia desde os primeiros anos um variado elenco de disciplinas, estando muito à frente dos currículos das escolas da época.

Logo após a Proclamação da República, Prudente de Moraes foi nomeado governador do Estado de São Paulo e implantou a reforma do ensino público tendo como modelo o sistema de ensino do Colégio Piracicabano.

Os anos se passaram e a escola metodista cresceu e evoluiu com a cidade que deixou de ser uma vila pobre para tornar-se um núcleo importante do desenvolvimento da região.

Vários cursos foram criados durante a história do "Piracicabano" visando atender às necessidades educacionais da região e o Colégio deixou de ser só Colégio, passando a abrigar cursos superiores em 1964 e a Universidade Metodista de Piracicaba, em 1975.

Essa longa e bela história começou em 1881 com uma professora: Miss Martha Watts e apenas uma aluna: Maria Escobar.

Memória do IEP

O Colégio Piracicabano faz parte de uma tradição em educação, que foi iniciada pelo Rev. John Wesley, na Inglaterra, em 1748. Desde então, foram criadas muitas outras escolas metodistas pelo mundo e, em 1881, foi fundado pela missionária Martha Watts, o Colégio Piracicabano, primeira escola metodista no Brasil.

Essa é uma história educacional que abrange mais de 700 instituições de
ensino. A rede de escolas metodistas espalhadas hoje pelo Brasil e pelo mundo possibilita um intercâmbio riquíssimo e permanente de aprendizagens, atualizações e aperfeiçoamentos, o que permite ao Colégio Piracicabano ter os pés firmados na realidade local e ao mesmo tempo estar em contato com instituições irmãs no Brasil e no Mundo.

Fundado sobre sólidos princípios cristãos, o Colégio Piracicabano recebe e acolhe a todos, respeitando as convicções religiosas de cada um, num ambiente de liberdade, respeito mútuo e na promoção de uma educação que ajude a construir uma sociedade justa e solidária.