Você está aqui: Página Inicial / Pedagógico / Ensino Bilíngue

Nossa Proposta Bilíngue

por fernando publicado 14/01/2016 12h30, última modificação 26/06/2018 16h40

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DESENVOLVIDAS NO ENSINO BILÍNGUE DO COLÉGIO PIRACICABANO

EDUCAÇÃO INFANTIL

As disciplinas oferecidas na Educação Infantil visam introduzir gradativamente vocabulário cotidiano e escolar de maneira lúdica e prazerosa em atividades contextualizadas desenvolvidas nos vários ambientes da escola, a fim de que as crianças se apropriem naturalmente da segunda língua e conteúdos propostos. Em nossa abordagem, nos apoiamos em recursos áudio-visuais de forma a estimular, primeiramente, as habilidades auditivas e orais em nossos alunos e exemplificar o que está sendo proposto já que o inglês não é o único, mas o principal veículo de comunicação entre professores e alunos.

ENSINO FUNDAMENTAL I

É no Ensino Fundamental I que a sistematização da língua inglesa se torna mais abrangente
com um currículo que vai se aprimorando em todas as habilidades (ouvir, falar, ler, escrever) e conteúdos. Nos primeiros dois anos do ensino Fundamental, a ênfase ainda se concentra nas habilidades orais e visuais. É a partir do terceiro ano que a leitura e escrita começam a ser trabalhadas de forma mais intensa. A partir do quarto ano a leitura e a escrita começam a ser desenvolvidas visando à competência de estrutura e gêneros textuais, além de aprofundarmos nossos estudos em ciências.

ENSINO FUNDAMENTAL II

A disciplina de Língua Inglesa Moderna se torna mais focada em todas as habilidades, sendo que os alunos são divididos por nível de conhecimento para que possam aprofundar os estudos e praticar a segunda língua de maneira mais intensa em grupos reduzidos. Os estudos em ciências e geografia ganham destaque em aulas práticas nos laboratórios de ciências na disciplina de Environment and Human Development. Concomitantemente, a literatura norte-americana e britânica começa e ser estudada em Reading and Writing Strategies (RWS), quando algumas das principais obras literárias, assim como a vida de seus escritores, torna-se foco de estudo. No último ano do EFII objetivamos que nossos alunos estejam aptos a identificar e escrever nos variados gêneros discursivos e textuais assim como nos moldes dos principais testes de proficiência da língua inglesa.

ENSINO MÉDIO

Vislumbrando a carreira profissional de nossos alunos, o aprimoramento da língua inglesa acontece nas aulas de inglês com número reduzido de alunos por turma, agrupados por nível de proficiência. Além das habilidades linguísticas, os vestibulares se tornam parte de nossos estudos.