Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Alunos Estrangeiros

por fernando publicado 13/01/2016 12h36, última modificação 13/01/2016 12h36

Orientações para Alunos Estrangeiros

I – INFORMES DA SECRETARIA ESCOLAR

1) Procedimentos e documentos necessários para matrícula:

a) Documentos:
- 1 foto 3x4 recente;
- cópia da Certidão de Nascimento do aluno;
- cópia do RNE (Registro Nacional de Estrangeiros) do aluno;
- cópia do RNE e CPF dos pais ou responsáveis legais;
- cópia de Comprovante de Residência;
- Histórico Escolar do colégio de procedência (via original) com tradução juramentada para o português. Obs.: Conforme legislação (Deliberação CEE 21/2001, artigo 3º), o aluno estrangeiro que pretende a equivalência dos seus estudos em nível de conclusão de Ensino Fundamental ou Médio, deve apresentar sua solicitação diretamente na Diretoria de Ensino, em cuja jurisdição residir.

Alunos que pretendem ingressar no Ensino Médio também devem fazer a solicitação de Equivalência de Estudos na Diretoria de Ensino.

b) Entrevistas:
A entrevista pedagógica com a orientação educacional para a apresentação do projeto pedagógico e possíveis esclarecimentos à família será em português ou inglês. A família que não tiver o domínio de um dos idiomas deverá trazer um intérprete.

2) Documentos fornecidos quando o aluno estrangeiro solicita transferência:

- 1 via do Boletim de notas dos anos que o aluno estudou no Colégio em português e em inglês;
- 1 via do Histórico Escolar em português  (obrigatório pela Diretoria de Ensino) e uma via em inglês ( documento não oficial);
- Carta de recomendação em português e em inglês para alunos do Ensino Médio

II – INFORMES PEDAGÓGICOS (PARA O ENSINO)

1) Encaminhamentos pedagógicos – Coordenação Bilíngüe, Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional

a) Será avaliada a fluência dos alunos nos idiomas Português e Inglês. O nível mínimo para caracterizar a inserção do aluno na categoria pedagógica vigente é o nível básico tanto para o Português como para o Inglês. Constatada a dificuldade na assimilação de ambos idiomas, esse aluno será encaminhado às aulas extracurriculares. É importante destacar que essas aulas serão ministradas por competentes professores bilíngues, falantes de português e inglês.

Inglês - Essas aulas acontecem com os demais alunos brasileiros, por se tratar da aquisição de uma língua estrangeira para todos os alunos inseridos. O reforço é oferecido de acordo com o nível de inglês que o aluno foi classificado.  Não será cobrado valor adicional à mensalidade por essas aulas.

Português – Essas aulas serão oferecidas apenas àqueles que necessitam de uma sistematização mais específica do alfabeto, signos e estrutura do idioma. O aluno deverá vir no período inverso ao turno de aula para frequentar essas aulas. Essas aulas serão cobradas, podendo o valor variar de acordo com o número de inscritos.

b) Currículo

Currículo mínimo para alunos estrangeiros deficientes em língua portuguesa e inglesa:

Os alunos deverão focar os estudos e demonstrar desenvolvimento nas seguintes disciplinas:

Núcleo Comum - Português, História, Geografia, Matemática, Inglês. Todas com proposta mínima de conteúdo a ser desenvolvido na série.

Currículo mínimo para alunos estrangeiros deficientes em língua portuguesa:

Núcleo Bilíngue – Environment and Human Development, Reading and Writing Strategies, Fluency Development, Storytelling; de acordo com as disciplinas oferecidas no segmento que o aluno está matriculado.