Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Escolar

Pastoral Escolar

Confessionalidade nas Escolas

Qual o significado de Escola Confessional?

Refere-se à escola vinculada ou pertencente a igrejas ou confissões religiosas. A escola confessional baseia os seus princípios, objetivos e forma de atuação numa religião, diferenciando-se, portanto, das escolas laicas. Para esse tipo de escola o desenvolvimento dos sentimentos religioso e moral nos alunos é o objetivo primeiro do trabalho educacional. Dessa forma, se a escola leiga constrói sua proposta baseada apenas em correntes pedagógicas, a confessional procura ter um embasamento filosófico-teológico.

As escolas confessionais ficaram caracterizadas no passado por atuar com uma educação programática. Ou seja, o importante era que o professor passasse todo o programa da disciplina e se o aluno, que ouvia calado, não aprendesse, era porque não se esforçava o suficiente. Atualmente, muitas escolas confessionais separam o conteúdo laico do religioso, colocando, por exemplo, o ensino religioso como uma disciplina da grade curricular. (cf. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2002)

Nesta moderna sociedade que oferece a cada dia novidades para serem consumidas e que exigem do indivíduo cada vez mais preparo, os seres humanos buscam desesperadamente o êxito. Desde que nascem são alicerçados para alcançá-lo. Mas que espécie de êxito se trata? Qual é mesmo a verdadeira realização humana?

Entendemos que é a realização integral cristã, em que estão presentes valores terrenos e valores eternos, o ter e o ser. Uma escola confessional cristã é aquela que busca constantemente a excelência de formação humanista. Pergunta-se: Onde buscar esses valores humanos? Por que não aquele que é o Criador do humano, e n’Ele (Deus), encontrar a motivação e inspiração para nosso pensar e agir pedagógico em seu favor?

Os fundamentos teológicos e filosóficos de uma escola cristã brotam das Escrituras Sagradas, nas quais Deus falou e fala de seu cuidado e amor por nós, suas criaturas. Essa verdade ensinada, apreendida, cantada, contada em forma de histórias, de parábolas, vivenciada em projetos de ajuda solidária e vivida num relacionamento de respeito e sensibilidade é o nosso grande diferencial. Queremos ser uma escola que se propõe a ser uma parceira colaboradora da família e do Estado na humanização da vida pessoal e social dos seres humanos amados por Deus.

Revda. Márcia Célia Pereira
Pastoral Escolar - Colégio Metodista Piracicabano