Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Escolar / #PraPensar / Dia Mundial da Água - 2021

Dia Mundial da Água - 2021

por fernanda.kian publicado 22/03/2021 10h56, última modificação 22/03/2021 10h56
Dia Mundial da Água - 2021

O Dia Mundial da Água pode ser um tempo para refletirmos o que o mundo tem feito com a água do nosso planeta, com a poluição de nascentes, rios e mares. Essa consciência ecológica tão esquecida nos dias de hoje tem trazido muitos problemas ao ser humano, em todos os níveis de sua vida.

Nossas escolas e universidades têm o compromisso de implementar ações que envolvam seus alunos, professores e administrativos no cuidado e preservação do meio ambiente, para que as atuais condições de vida no planeta Terra possam deixar de trazer tanto sofrimento. A devastação das áreas verdes, a escassez de água, o acúmulo de lixo precisam continuar a ser mostrados para os nossos alunos como algo destruidor para a humanidade e juntos possamos encontrar meios para sanar essa devastação.

Para nós, da Pastoral, o caminho para vivenciar uma transformação é assumir um compromisso com a dignidade da criação de Deus. Nesse sentido, a nossa responsabilidade é zelar, cuidar e promover ações que possam salvar a vida humana, a vida ecológica, priorizando nesse tempo a água. Ela é vida, é alimento, é saúde, é um bem comum e um direito humano. A água é uma extraordinária expressão da graça de Deus concedida a toda a criação.

Jesus (se compara – tal a importância da água) como a fonte de água viva, e essa fonte está à disposição de todos e todas. Carecemos da graça de Deus para a nossa existência. A tarefa educativa de nossas escolas e universidades é um processo permanente e transformador. A vida precisa ser irrigada com a fonte da água da vida, que para nós cristãos, é o Cristo revelado na a Palavra de Deus.

Por fim, relembro a mensagem de esperança vivida por João na ilha de Patmos, conforme nos aponta o texto bíblico de Apocalipse 22.1-2 “Então me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal...; No meio da praça da cidade, e de um e de outro lado do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês. E as folhas da árvore são para a cura dos povos”. Que essa mensagem de transformação de rios não poluídos, rios que oferecem de graça águas cristalinas, rios que alimentam a natureza, praças para a comunhão e partilha e folhas para a nossa cura possa ser experimentada por nós. João encerra sua carta com um convite que é feito para nós ainda hoje: Vem! Aquele/a que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.

Com minhas orações,
Rosane Oliveira – Agente da Pastoral