Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Yan Andrade Garcia, aluno do 7º ano, é vencedor do projeto Gênios da Ciência

Yan Andrade Garcia, aluno do 7º ano, é vencedor do projeto Gênios da Ciência

por anrsanto publicado 12/01/2021 05h00, última modificação 12/01/2021 16h42

Yan Andrade Garcia (imagem ao lado), 12 anos, aluno do 7º ano do Colégio Piracicabano, foi o vencedor do projeto Gênios da Ciência, jogo educacional on-line realizado por meio de parceria entre a Fundação Siemens e o Departamento de Inovação e Tecnologia da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo.

A iniciativa, realizada no final do ano passado, foi direcionada a alunos de 10 a 14 anos do ensino fundamental. Professores e gestores das escolas também puderam acompanhar a participação e o aprendizado dos respectivos alunos.

Criado pela Siemens Stiftung (Fundação Siemens na Alemanha), o projeto está presente em três continentes e tem o objetivo de despertar o interesse dos estudantes pela Ciência.

CONHECIMENTO – Foi a 1ª vez que Yan participou do projeto Gênios da Ciência. Ele soube da iniciativa por meio do professor Vinicius Henrique Beltran, que ministra aulas para distintas séries do ensino fundamental 2.

O aluno detalha como foi enfrentar as diferentes etapas para solucionar os desafios da competição: “tinha que ir resolvendo várias fases do jogo, e conforme ia resolvendo, novas fases eram desbloqueadas e assim por diante. Cada etapa tinha várias soluções e conforme foram solucionadas, eu ganhava novos itens para realizar novos experimentos”.

Os desafios propostos no projeto foram em áreas como saúde, energia e meio ambiente.

Yan detalha qual foi a etapa mais desafiadora da competição. “Foi a fase de Educação Física, pois tive que pesquisar bastante antes de resolver. Só nessa fase, levei quase 4 horas para resolver todas as questões”, afirma ele.

Além de testar os conhecimentos, a participação nesse jogo on-line trouxe novos aprendizados ao estudante. “Ao participar do projeto, aprendi que apesar da dificuldade de algumas fases, se pesquisarmos mais, podemos resolver as questões”.

Pela conquista, o estudante ganhou um tablet dos organizadores do evento.

Texto:
Fotos: acervo pessoal estudante Yan Andrade Garcia