Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Visita à Pinacoteca leva alunos da arte à vida

Visita à Pinacoteca leva alunos da arte à vida

por Colégio Piracicabano — publicado 22/11/2013 16h00, última modificação 05/02/2016 11h16
Visita à Pinacoteca leva alunos da arte à vida

A complexidade da arte contemporânea faz parte das experienciais culturais dos alunos dos sextos anos do Colégio Piracicabano. Os estudos sobre o tema em sala de aula, com o professor de artes Flávio Camargo, tiveram seu ponto alto em visita realizada à 45ª edição do Salão de Arte Contemporânea, na Pinacoteca Municipal Miguel Arcanjo Benício Assumpção Dutra.

A última edição do salão reuniu 26 artistas e apresentou 53 obras selecionadas, sendo cinco delas premiadas. Após apreciar a exposição, os alunos produziram um relatório sobre o observado e, também, uma releitura de uma das obras eleitas por cada um deles.

Raíssa Buschini Prado, 11, 6ºB, participou da atividade proposta pelo colégio e destaca a obra de Antonio Dorta, Green Piece. "Neste ano também fui apreciar, em São Paulo, uma exposição renascentista", conta Raíssa.

O aluno Arthur Carvalho, 12, 6ºA, que havia visitado o Museu do Futebol, na capital paulista, comenta o colorido de Diorama Rio, de Marcelo Tinoco. "Em outra obra, o artista falava da dor. Usando um urso de pelúcia, ele mostrava que, ao cair, não existia dor, o que não acontece com a gente. Havia um quadrado para que pudéssemos nos jogar também", diz Arthur.

"A arte contemporânea é como a vida: há mistérios ou entendimentos, que dependem da pessoa que a observa. A minha grande intenção com a visita é despertar nos jovens o interesse, a memória e a reflexão propostas pelas imagens. A carência da boa cultura frente ao consumo mais frequente de imediatismos, representados pela internet, empobrece o ser humano. Levo os alunos às galerias de arte com a pretensão de criar e formar um público e para que eles tenham o hábito de visitar esses lugares", destaca o professor de artes do Piracicabano.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: divulgação/Colégio Piracicabano