Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Viagens ao Canadá e Peru proporcionam novos olhares

Viagens ao Canadá e Peru proporcionam novos olhares

por Colégio Piracicabano — publicado 04/09/2013 12h42, última modificação 05/02/2016 11h16
Viagens ao Canadá e Peru proporcionam novos olhares
Uma imersão pelas culturas canadense e peruana proporcionou, a seis jovens do ensino médio do Colégio Piracicabano, o aprendizado das línguas nativas daqueles países e quebra de paradigmas de vivência social.

Nas férias de julho, dois grupos conheceram o dia a dia de instituições de ensino diferentes das do perfil brasileiro, conta a agente de intercâmbio bilíngue do Piracicabano, Patrícia de Farias - no Peru, o Colégio América, uma escola militar e a valorização do patriotismo; no Canadá, a Universidade de Toronto, um sistema de organização aberto e que reúne um mix de nacionalidades.

Os passeios aos museus, pontos turísticos naturais, mercado de compras, entre outros, realizadas em ambos os países foram ferramentas fundamentais para fazer com que os intercambistas do Pira praticassem os idiomas e reconhecessem cotidiano as diferenças entre países. "O retorno que tenho dos alunos é a valorização do que temos aqui, no Brasil", destaca a agente do Piracicabano.

A aluna Luisa Gomes da Silva, 16, do 2º A, que foi ao Canadá, relata o contato com alunos da Rússia, Itália, México, Alemanha. "E, no passeio às lojas, por exemplo, aprendi um vocabulário que não é aplicado em sala de aula", observa Luisa. Alice Lopes, 16, do 2º A, integrou a turma do Pira que viajou até o país vizinho. Para ela, os fatos marcantes do intercâmbio vão desde a recepção simpática da população ao vislumbre das roupas típicas das mulheres do campo que vão à cidade vender amendoins.

"Aprendi a reconhecer a cultura e me chamou atenção o fato dos peruanos comemorarem durante um mês inteiro a independência do Peru, inclusive decorando a cidade e usando na roupa faixas alusivas à data", conta Alice.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: Fábio Mendes