Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Turma do 1º D aprende matemática com diversão

Turma do 1º D aprende matemática com diversão

por Colégio Piracicabano — publicado 29/10/2013 14h31, última modificação 05/02/2016 11h16
Turma do 1º D aprende matemática com diversão
Diversão e matemática. Esta foi a fórmula de aprendizado sobre adição que a professora de matemática Rafaela Miotto Oriani aplicou, durante três aulas, aos alunos do 1º ano D, do ensino fundamental 1. E o retorno foi um sucesso porque, como explica a docente, as ferramentas disponibilizadas fizeram com que os números se tornassem palpáveis para os 20 alunos da sua classe, na faixa etária de sete anos.

A professora Rafaela apresentou para os estudantes o material dourado, criado pela educadora Maria Montessori - uma italiana nascida no final do século 19 - para estudo do sistema de numeração decimal-posicional, o ábaco, antigo instrumento de cálculo, e uma calculadora artesanal, feita com caixa de sapato e utilizando rampa e pequenas bolas.

Para Mariana de Sordi Lorenzi, a aula prática tornou mais fácil seu entendimento da matemática. "Foi uma aula diferente", afirmou a menina que disse ter gostado muito da calculadora".

"Tudo que é na prática, lúdico, a criança absorve melhor porque aprende brincando", conta a professora Rafaela sobre a experiência que extrapolou o livro e a lousa. Ela também destaca que a atividade possibilitou uma reflexão sobre a história da matemática e reciclagem.

Texto:
Cristiane Bonim