Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Três alunas vencem Feira Virtual das Ciências

Três alunas vencem Feira Virtual das Ciências

por Colégio Piracicabano — publicado 04/11/2014 15h35, última modificação 05/02/2016 11h16
Três alunas vencem Feira Virtual das Ciências

O Colégio Piracicabano foi o grande vitorioso da Feira Virtual das Ciências promovida nacionalmente pelo Portal Educacional. O Impacto dos Roteadores Wi-fi na Germinação do Feijão recebeu a primeira colocação e foi desenvolvido por um grupo de três alunas do 1º ano, que disputou o concurso com 12 Estados e 473 equipes inscritas originárias de escolas públicas e particulares.

Orientadas por Luis Albino, professor e assessor de tecnologia e informação, e Analice Campos Mourão, professora da área de ciências, o grupo observou e coletou dados, por um mês, sobre o desenvolvimento das plantas sob influência do sinal de wi-fi.

"É muito comum convivermos com esta interferência e ficamos interessadas em saber seus efeitos. Para nossa surpresa, os feijões cresceram bem menos e alguns nem chegaram a abrir as folhas", conta Bianca Bacellar Rodrigues de Godoy, 16, 1ºA.

"Nenhuma de nós três imaginávamos que poderíamos ganhar a feira. No momento em que o Luís, professor e orientador, nos contou a novidade, pensei que estivesse apenas brincando conosco. Só acreditei quando pude conferir a informação no portal. Fiquei muito lisonjeada, feliz e me senti recompensada por ter nosso trabalho reconhecido", conta Andresa Rossilho Casale, 15, 1ºA.

O grupo de alunas e seus orientadores planejaram o projeto utilizando quase que exclusivamente encontros virtuais o que, segundo o professor Albino, resultou em um ganho substancial para o nível de troca de informações e tempo.

"E o resultado confirma, mais uma vez, a qualidade e o carinho com que a equipe diretiva e o corpo docente tem, ao longo do tempo, trabalhado na formação e na condução do ensino dos alunos do Piracicabano", destaca Albino.

PESQUISA

A pesquisa foi dividida em quatro estações. A estação 1 ficou localizada entre dois roteadores, recebendo as ondas eletromagnéticas diretamente e 24 horas por dia - 80% de germinação. A estação 2 recebeu parcialmente a interferência das ondas da rede wi-fi - 90% de germinação -, enquanto os da estação 3 não receberam interferência - germinação de 100%. A estação 4 ficou sob efeitos do sinal para web, mas instalada dentro de um aquário de vidro com objetivo de observar o efeito de bloqueador do material - 90% de germinação.

"Concluímos que o vidro tem um efeito bloqueador das ondas eletromagnéticas e, no geral, apesar de a pesquisa utilizar germinações em pequenas quantidades, as taxas encontradas demonstram que resultados mais impactantes podem ser consideráveis em grandes áreas agrícolas", observa Ingrid Rossilho Casale, 15, 1ºA

Segundo o professor Albino, de acordo com o regulamento do concurso, as alunas deverão receber uma premiação, medalhas e certificados em breve.

Texto: Cristiane Bonin.
Foto: Fábio Mendes