Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Tarefa de casa sincroniza escola, pais e filhos

Tarefa de casa sincroniza escola, pais e filhos

por Colégio Piracicabano — publicado 17/09/2013 11h17, última modificação 05/02/2016 11h16
Tarefa de casa sincroniza escola, pais e filhos
Falar de tarefa de casa nunca é simples. O motivo é porque o trabalho não se resume apenas à atividade de aprendizado. O projeto pedagógico para a tarefa de casa no Colégio Piracicabano tem dimensão muito mais ampla: a formação do hábito de estudo; os exercícios do raciocínio, lógica e criatividade; o exercício da concentração e da responsabilidade; além do aprendizado de revisar ou refazer tarefas que faz parte do aprender e do exercer uma profissão. "Ninguém escreve um livro sem exaustivo exercício de escrita, reescrita e revisão. Ninguém aprende equações matemáticas com o primeiro exercício realizado. Não se memoriza a tabuada, mesmo depois da compreensão de sua lógica, sem um treino neste sentido", afirma América Carolina Libardi (na foto com alunos), professora do ensino fundamental 2 do Colégio Piracicabano. A docente destaca que os pais precisam ter a dimensão do significado da tarefa de casa, e cabe aos professores dizerem aos responsáveis o quanto a lição servirá de suporte para o efetivo aprendizado dos conteúdos e não apenas como revisão em período de avaliações.

A orientação da professora do Pira é para que as famílias possibilitem horários de estudo, em local adequado, com postura adequada, inclusive a de ficar sentado e centrado nas atividades até a sua conclusão. "Convenhamos, tarefa nada fácil nos tempos de hoje", acrescenta América Carolina. Ela lembra que, independente da anotação na agenda sobre uma lição de casa, procurar conversar com a criança sobre os conteúdos que estão sendo estudados também é uma boa estratégia de aproximação.

"Essa conversa irá ajudar o aluno a estabelecer relação entre esses conteúdos e as vivências familiares. Este laço enriquece a relação entre pais e filhos e a vida acadêmica num ir e vir de informações e conhecimentos. Além de apontar para a criança que, aprender exige tempo, dedicação e esforço", observa.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: Fábio Mendes