Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sociabilização embasa disciplina de educação física

Sociabilização embasa disciplina de educação física

por Colégio Piracicabano — publicado 20/09/2013 12h55, última modificação 05/02/2016 11h16
Sociabilização embasa disciplina de educação física
O toque. A mão estendida. O planejamento de estratégias. As aulas de educação física no Colégio Piracicabano vão além dos cuidados com o corpo. O professor da disciplina para o ensino fundamental 1, Adilson José Zanin (foto), relata que, o foco pedagógico do primeiro semestre é a sociabilização.

"No início do ano letivo temos alunos novos, que vêm para o colégio com outras vivências, momento em que o socializar é fundamental para o grupo. Os temas pedagógicos são uma forma de fomentar a amizade quando a ajuda, a troca de ideias e a negociação são interiorizadas na forma de oficinas e brincadeiras", acrescenta Zanin.

O jogo pega-pega hospital - quando um dos jogadores é pego e, para se livrar do castigo, um segundo precisa tocá-lo e levá-lo até à zona livre - e o carrinho de rolimã - quando dois alunos se ajudam, um empurrando e outro dirigindo, com troca de posições; a recuperação das brincadeiras antigas, que proporciona um diálogo com os adultos em casa - são exemplos de interação no sentido da sociabilização trabalhada no Piracicabano.

O professor José Antonio Colletti, também da área de educação física do colégio e docente dos ensinos fundamental 2 e médio, destaca que o sentido do jogo ou da brincadeira induz a compreensão do mundo.

"Temos as questões como respeito à regra e a competição sadia com o trabalho da emoção, tudo no sentido da atividade corporal fazer a síntese dos sentidos para o concreto", finaliza Colletti.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: Fábio Mendes