Simpósio de Práticas Educativas na Educação Básica começa no dia 28
O 6º Simpósio de Práticas Educativas na Educação Básica ocorre nos próximos dias 28, sexta-feira, e 29, sábado. Na ocasião, os professores de Piracicaba e região discutem o tema Sustentabilidade: qual o Papel da Educação? A iniciativa é do Colégio Piracicabano e o evento será realizado no Salão Nobre.
São objetivos dos organizadores do simpósio a promoção da divulgação e o debate sobre experiências de práticas educativas desenvolvidas no cotidiano escolar nos diferentes segmentos da educação básica; permitir a reflexão sobre a importância e complexidade do currículo escolar e as possibilidades de aprimoramento da prática educativas. E ainda, promover a integração entre pesquisadores, profissionais da educação e estudantes de licenciaturas, de forma a contribuir para que a articulação entre teoria e prática ocorra no espaço escolar.
Segundo a professora Joselene Silva, coordenadora pedagógica do Piracicabano, a ideia é que haja a socialização dos saberes construídos pelos professores da educação básica no dia a dia da sala de aula, tanto do Colégio Piracicabano, como das demais escolas públicas e particulares. A intenção, de acordo com a professora, é que esta socialização contribua para a reflexão da prática docente de forma coletiva. "Consequentemente, teremos resultados melhores em todas as escolas", salienta.
PROGRAMAÇÃO
A abertura do simpósio acontece às 19h30 e, na sequência, o professor doutor Marcos Sorrentino fará a conferência Educação Ambiental: da Pedagogia às Políticas Públicas.
No dia 29, das 8h às 9h45, haverá o painel Desafios Atuais do Amplo Tema do Meio Ambiente como Subsídios para Práticas Educativas na Educação Básica: Cultivo de Novos Valores Coletivos.
As oficinas serão realizadas das 10h às 12h. Das 14h às 17h, ocorrem as sessões temáticas (comunicação oral) e, às 17h, haverá a entrega dos certificados aos participantes durante happy hour.
As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de setembro por meio do www.piracicabano.com.br e custam R$ 50.
Texto: Cristiane Sanches
Fotos: Fábio Mendes
Edição de texto/jornalista responsável: Celiana Perina
Última atualização: 24/09/2012