Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Semana do meio ambiente sensibiliza alunos

Semana do meio ambiente sensibiliza alunos

por Colégio Piracicabano — publicado 12/07/2013 12h38, última modificação 05/02/2016 11h16
Semana do meio ambiente sensibiliza alunos

Biologia, animais, poluição, fontes de energia. A semana do meio ambiente, realizada no Colégio Piracicabano de 3 a 7 junho, apresentou aos alunos dos ensinos fundamental 2 e médio uma diversidade de temas e informações em diferentes formatos. O biólogo e ex-aluno do Pira, Eduardo Martineli, foi um dos convidados ilustres para os eventos da semana. O profissional proferiu palestra ao ensino fundamental 2 sobre poluição em rios e mares e fontes de energia.

O aluno Kauê Aguiar de Paula, 11, 6º B, curtiu a palestra de Martineli. O estudante conta que o biólogo expôs informações sobre usinas hidrelétricas e a poluição que afeta o planeta. "Fiquei bem preocupado com o número de animais que correm risco de extinção", conta Kauê.

Já a coordenadora do projeto Ecopira, a professora Maria Eliete Correa Barbosa (foto), conta que a semana do meio ambiente também proporcionou, aos estudantes dos 9ºs anos, a oportunidade de assistir ao documentário do político estadunidense Albert Arnold Al Gore, Uma Verdade Inconveniente. Ainda relacionado aos eventos da semana, o vereador André Bandeira esteve no colégio, em junho, para divulgar a campanha de arrecadação dos lacres de bebidas para a troca por cadeiras de roda. Além disso, durante a Festa da Família, todos os presentes puderam conferir a técnica de cartões da artista Lilian Françoso, feitos com papel carbono, sementes e folhas. Também o projeto Qualidade de Vida, com uso da cozinha experimental e englobando alimentação saudável, focado para os 8ºs anos, tem sequência no segundo semestre, informa a professora Eliete.

Infantil - O meio ambiente é pauta o ano todo para os alunos do ensino infantil. A professora Juliana Machuca, que trabalha com estudantes da faixa etária dos três aos quatro anos, e a professora Cinthia Stênico Toledo de Souza, que leciona para os com dois anos, contam que iniciam o assunto sustentabilidade na rotina diária dos pequenos alunos do Pira. No momento do lanche, há dois latões de lixo, um para orgânico e outro para recicláveis. Tudo para, desde pequenos, já iniciarem a separação dos resíduos. No momento de lavar as mãos, também há uma orientação para a economia de água. As professoras Juliana e Cinthia contam que a lição é bem absorvida e os alunos passam a fazer a cobrança desses bons hábitos dos próprios colegas de classe e da família com quem convive.

Ambas as professoras da educação infantil também trabalham a biologia e a importância da natureza com a promoção de atividades distintas, como a germinação de sementes em garrafas PETs. "Fazemos esse tipo de trabalho de forma visual e oral, partindo da realidade deles", afirma Cinthia. "Tudo serve para mostrar o quanto dependemos da natureza", salienta Juliana.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: Fábio Mendes