Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Rotina de estudos ajuda no bom desempenho

Rotina de estudos ajuda no bom desempenho

por anrsanto publicado 07/02/2017 07h00, última modificação 07/02/2017 10h40
Rotina de estudos ajuda no bom desempenho

O bom desempenho escolar depende de uma série de fatores, mas um deles, certamente, é o estabelecimento da rotina de estudos. Quem garante são as professoras Maria Carolina Nemec, orientadora educacional do ensino fundamental 1 do Colégio Piracicaba, e Cláudia Casarotti, docente do 4º. ano.

Segundo Maria Carolina, a rotina de estudo diário deve ir além da execução da tarefa de casa. “A criança precisa rever a matéria dada no dia pelo professor, refazendo os exercícios executados em sala de aula”, destaca. Ela afirma que, para que esse momento seja proveitoso, é importante estabelecer previamente o horário de estudo e que a criança esteja descansada e alimentada. “Outro ponto importante é o local de estudo. A família deve propiciar espaço arejado e silencioso para ajudar em sua concentração”, diz.

E qual deve ser o papel dos pais na rotina de estudos dos filhos? Para a professora Cláudia, é o momento para mostrar à criança a importância do estudo. “O pai ou a mãe pode ler um livro perto do filho e dar orientações quando necessário. O papel dos pais deve se limitar a monitorar e a dar o exemplo”, salienta. É importante, segundo Cláudia, a criança não se sentir sozinha nesse momento. “Porém, ela é capaz de fazer a atividade sozinha, pois, a tarefa de casa é continuidade do que foi aprendido na escola”, enfatiza.

Para aprender e fixar o conteúdo visto em sala de aula, a fórmula é simples, segundo as professoras: rever a matéria do dia e refazer os exercícios feitos na  sala de aula. “O material digital que é adquirido junto com os livros impressos é uma opção, pois vai além do exercício diário e propicia ao aluno outras formas de fixação do conteúdo como atividades interativas, vídeos e exercícios”, apontam.

Texto: Cristiane Sanches
Edição: Celiana Perina