Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Refletindo sobre o valor da Mulher - Palavra da Pastoral Escolar

Refletindo sobre o valor da Mulher - Palavra da Pastoral Escolar

por anrsanto publicado 08/03/2022 05h00, última modificação 08/03/2022 12h52

"Refletindo sobre o valor da Mulher"

Palavra da Pastoral Universitária pelo Dia Internacional da Mulher, digo, pelo Dia em que todos e todas dizemos: Não à desvalorização da Mulher.

"Flores com Dignidade, Respeito, Amparo, Liberdade e Equidade”.

Começo essa reflexão com essa frase da Clarice Lispector (ao lado), pois assim me vejo e a muitas mulheres que ouço no dia a dia.

A história conta, e muitas vivenciaram, que até meados do século XX, a mulher tinha um papel inferior, não participava da vida política, estava sujeita à tutela do pai, do irmão e depois do marido. A vida da mulher era marcada pelo “não”. Quando mulher e homem se casavam, tornavam-se um, e este um era o homem. A mulher passava a ser a sombra do esposo, o chefe da casa. Cabia à mulher ser: esposa, mãe, rainha do lar. Mas na realidade não decidia nada, nem mesmo sobre a educação dos/as filhos/as. Quando também trabalhava fora para ajudar no sustento da família, recebia salário inferior ao do homem. O ensino universitário era frequentado em sua maioria pelos homens.

A história de resistência e luta das mulheres iniciou com uma tragédia coletiva na fábrica de tecidos, onde mulheres foram mortas, quando lutavam por equidade, pelo valor de seu trabalho. Essa luta consolidou a igualdade de direitos e continua ampliando, dia a dia, o movimento pela liberdade de ser alguém na vida, na história, nos novos espaços que vão sendo conquistados.

Passeando pelas Escrituras Sagradas, conhecemos histórias de mulheres que também foram as protagonistas, mulheres da Bíblia, que ocuparam posições estratégicas de influência e de liderança, sendo colocadas meticulosamente no lugar certo e na hora oportuna, e vendo-as percebo como DEUS valorizou a mulher em todos os tempos. Percebo a maneira maravilhosa como DEUS a vestiu de força e de dignidade, e lhe investiu de autoridade diante de diversas situações conciliando obediência e submissão, àquele que incumbiu a missão para o homem e para a mulher.

Deus, em seu gracioso plano de salvação, envolveu mulheres das mais variadas classes, em suas mais variadas ocupações, numa época em que pouco ou nenhum valor se dava às mulheres, e assegurou que seus nomes e seus feitos ficassem registrados como testemunho para as próximas gerações.

"Mulheres, muralhas, auxiliadoras, mães, profetizas, rainhas. Mulheres jovens, outras não tão jovens. Mulheres sofredoras, estéreis. Mulheres sábias, Mulheres simples. Mulheres importantes, Mulheres que não tiveram seus nomes revelados. Mulheres amigas, formosas. Mulheres prontas a ofertar suas últimas moedas... seu mais caro perfume... sempre o melhor aroma. Algumas tiveram o privilégio de serem contadas com os discípulos. Algumas puderam testemunhar a maravilhosa visão do túmulo vazio".

Mulheres de ontem e de hoje... Mulheres que escreveram a história e continuarão a escrever, no envolvimento e nos caminhos da missão que Deus nos deu.

“O valor de uma mulher excede em muito, o valor de joias preciosas”. Pv. 31, 10b

Dia da Mulher é dia que lembramos suas lutas e o quanto precisamos mudar a história trazendo dignidade, respeito, amparo, liberdade e equidade.

Que Deus nos fortaleça e continue contando conosco para a sua maravilhosa obra de redenção.

Com carinho,
Pastoral Escolar do Colégio Piracicabano