Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Projeto Solidariedade tem foco na inclusão social, partilha e ação voluntária

Projeto Solidariedade tem foco na inclusão social, partilha e ação voluntária

por anrsanto publicado 05/07/2019 05h00, última modificação 03/07/2019 12h04
Projeto Solidariedade tem foco na inclusão social, partilha e ação voluntária

O Colégio Piracicabano irá promover ao longo do 2º semestre, o Projeto Solidariedade, iniciativa que tem o objetivo de incentivar os alunos a reconhecer as diferenças, desenvolver o respeito mútuo, tolerância, solidariedade, vivência do amor, dentre outros valores fundamentais para a promoção de educação que visa a construção de uma sociedade com mais compaixão ao próximo.  O projeto, que é realizado desde 2001, envolve todos os estudantes: desde o ensino infantil até os alunos do ensino médio, e também docentes e colaboradores do Colégio.

Os estudantes do ensino infantil irão acompanhar palestras com funcionários e professores para incentivar a importância da coletividade dentro da escola; enquanto os alunos do Ensino Fundamental 1 e 2, irão desenvolver ações para 10 associações parceiras. As instituições parceiras: Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae); a Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Piracicaba (Apaspi); a Associação de Assistência aos Portadores de Necessidades Especiais (Avistar); o Lar Escola Coração de Maria Nossa Mãe; Lar Betel; Lar Franciscano; Associação Passo a Passo; Casa do Bom Menino e a Comunidade Terapêutica Desafio Jovem, participaram de visitas no Colégio para ministrar palestras e realizar apresentações. Já os estudantes do ensino médio irão agendar visitas nessas instituições, e poderão conhecer cada uma delas. 

“O Projeto Solidariedade tem se construído numa das importantes ações do Colégio, dentro do seu propósito de formação integral do aluno, que contribui para que o sonho de uma sociedade justa, fraterna e solidaria se concretize”, afirma a agente da Pastoral Escolar, Samantha Gris da Silva Pereira. 

Desenvolvido em conjunto com os professores, coordenadores, alunos e funcionários do colégio, o projeto está cada vez maior e mais abrangente, e buscar valorizar ações e reflexões que visam a colaboração, ajuda e companheirismo entre todos. “Talvez não mude a realidade que nos envolve, mas esperamos que faça diferença na vida das pessoas”, aponta Samantha sobre as expectativas para o projeto. 

Por meio da participação na iniciativa, os alunos vão entendendo a importância da ajuda e da partilha. “Gostei de desenhar, de orar e de cantar, as pessoas ficaram felizes e eu também”, afirmou o aluno do nível 4 do ensino infantil, Felipe Sacchi Orosino, sobre ter entregado cartinhas à equipe da limpeza que trabalha no colégio, como forma de interação e agradecimento. A atividade foi uma das ações relacionadas ao projeto.

 

 

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fotos: acervo Colégio Piracicabano
Última atualização: 05/07/2019