Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Projeto Solidariedade aproxima alunos de entidades sociais e fortalece a inclusão

por anrsanto publicado 18/10/2016 05h00, última modificação 07/06/2017 10h44

Exemplo de inclusão prática e vivência social, o projeto Solidariedade do Colégio Piracicabano teve várias ações promovidas ao longo desse ano. O projeto consiste no conjunto de atividades e reflexões realizadas em parceria com instituições sociais, incluindo alunos de todos os níveis de ensino, além de pais, professores de ensino religioso e equipe da Pastoral Escolar.

A partir de março, o Colégio e as doze instituições parceiras (confira a relação abaixo) cumprem uma série de eventos como visitas mútuas, sensibilização para a solidariedade com os professores em sala de aula, arrecadação de brinquedos e materiais de higiene, de limpeza e para escritório, além de trabalho voluntário (oferecimento de aulas de inglês nas instituições).

“O objetivo do projeto não é somente arrecadar, mas, sim depositar no coração de cada aluno o amor ao próximo. As visitas trazem um impacto muito positivo, pois, transcende o amor falado ou arrecadado, levando todos a experimentar a prática do sentimento no momento em que entramos em contato com as deficiências existentes em nossa sociedade”, afirma Márcia Célia Pereira, coordenadora da Pastoral Escolar e Universitária do IEP (Instituto Educacional Piracicabano da Igreja Metodista).

A Associação de Pais e Amigos dos Alunos da Escola Passo a Passo é uma das entidades da edição 2016 do Projeto Solidariedade. A Passo a Passo tem 52 alunos  matriculados com idades entre 18 e 60 anos. “Os nossos alunos adoram receber as visitas, é um momento em que eles se tornam protagonistas da situação. O nível de interação e acolhimento é uma lição de vida para todos. O contato com os jovens também nos encoraja a continuar com o trabalho”, destaca a diretora da Passo a Passo, Maria Luiza de Marchi Bortolazzo.

Projeto Solidariedade - 2016

As entidades sociais que participam do Projeto Solidariedade do Colégio Piracicabano nesse ano são:

Associação Metodista de Ação Social (Amas)

Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae)

Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Piracicaba (Apaspi)

Centro de Reabilitação de Piracicaba

Lar Escola Coração de Maria Nossa Mãe

Lar Betel

Associação Passo a Passo

Lar Franciscano

Associação de Assistência aos Portadores de Necessidades Especiais – Visão (Avistar)

Centro Social Cáritas (Paulicéia)