Projeto Qualidade de Vida: maionese versus ricota
O Projeto Qualidade de Vida trouxe a discussão sobre os produtos alimentícios industrializados e o consumismo. Trabalhando ciências, geografia e ensino religioso, a professora Maria Eliete Barbosa fez com que os alunos do ensino fundamental 2 pesquisassem, reunidos em pequenos grupos, sobre um alimento escolhidos por eles.
Os alunos descobriram que, da cochonilha (na foto o inseto da família das cigarrinhas e algumas de suas aplicações), se extrai o corante vermelho-escuro (presente em alimentos de morango, por exemplo), e refletiram sobre o impacto que a criação causa ao meio ambiente.
Outros grupos levantaram informações sobre o suco da marca Tang, a Coca-Cola e batom (cosmético) e ficaram impressionados com as descobertas de que os produtos causam males à saúde, de câncer à descalcificação.
"O pessoal que estudou o suco em pó ficou bem impressionado e declarou que nunca mais iria beber. Eles destacaram que a propaganda é centrada no público infantil e questionaram como a publicidade induz o consumo considerado ruim", conta a professora Maria Eliete.
Os estudos e apresentações dos resultados foram realizados do primeiro trimestre de 2013 até agosto. "O projeto foi importante para a reflexão sobre o que estamos ingerindo, nossas escolhas e como a mídia envolve as pessoas e o que posso fazer diante de todo este universo", explica a docente do Pira.
O Qualidade de Vida encerrou os estudos com atividade realizada na cozinha experimental do colégio. Os alunos se encontraram para fazer lanche e suco naturais. "Já conhecia e fazia lanche natural em casa, mas trocar a maionese pela ricota ficou muito bom", diz Gustavo Santiago Florencio, 13, 8ºA. Para Eloá Nazato Shinaglia, 13, 8ºB, o lanche saudável reforça os bons hábitos alimentares.
Texto: Cristiane Bonin
Fotos: banco de imagens
Edição/coordenação: Celiana Perina
Última atualização: 28/11/2013