Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Projeto Qualidade de Vida: maionese versus ricota

Projeto Qualidade de Vida: maionese versus ricota

por Colégio Piracicabano — publicado 28/11/2013 15h42, última modificação 05/02/2016 11h16
Projeto Qualidade de Vida: maionese versus ricota

O Projeto Qualidade de Vida trouxe a discussão sobre os produtos alimentícios industrializados e o consumismo. Trabalhando ciências, geografia e ensino religioso, a professora Maria Eliete Barbosa fez com que os alunos do ensino fundamental 2 pesquisassem, reunidos em pequenos grupos, sobre um alimento escolhidos por eles.

Os alunos descobriram que, da cochonilha (na foto o inseto da família das cigarrinhas e algumas de suas aplicações), se extrai o corante vermelho-escuro (presente em  alimentos de morango, por exemplo), e refletiram sobre o impacto que a criação  causa ao meio ambiente.

Outros grupos levantaram informações sobre o suco  da marca Tang, a Coca-Cola e batom (cosmético) e ficaram impressionados com as  descobertas de que os produtos causam males à saúde, de câncer à  descalcificação.

"O pessoal que estudou o suco em pó ficou bem  impressionado e declarou que nunca mais iria beber. Eles destacaram que  a propaganda é centrada no público infantil e questionaram como a publicidade  induz o consumo considerado ruim", conta a professora Maria Eliete.

Os estudos e apresentações dos resultados foram  realizados do primeiro trimestre de 2013 até agosto. "O projeto foi importante  para a reflexão sobre o que estamos ingerindo, nossas escolhas e como a mídia  envolve as pessoas e o que posso fazer diante de todo este universo", explica a  docente do Pira.

O Qualidade de Vida encerrou os estudos com  atividade realizada na cozinha experimental do colégio. Os alunos se encontraram  para fazer lanche e suco naturais. "Já conhecia e fazia lanche natural em casa,  mas trocar a maionese pela ricota ficou muito bom", diz Gustavo Santiago  Florencio, 13, 8ºA. Para Eloá Nazato Shinaglia, 13, 8ºB, o lanche saudável  reforça os bons hábitos alimentares.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: banco de imagens