Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Projeto BatuCano ensina música de forma lúdica

Projeto BatuCano ensina música de forma lúdica

por anrsanto publicado 12/05/2017 10h00, última modificação 12/05/2017 10h44
Projeto BatuCano ensina música de forma lúdica

A possibilidade de se fazer música de maneira lúdica, divertida e com qualidade, utilizando instrumentos construídos com materiais alternativos ou recicláveis, é oferecida pelo Colégio Piracicabano por meio do projeto BatuCano.

Desenvolvido e idealizado pelo professor Lucas Dias, o projeto BatuCano tem o objetivo de ampliar a vivência, conhecimento e a linguagem musical dos alunos, utilizando instrumentos feitos com canos de PVC (tubofone e tubochão), além de objetos como baldes, copos e colheres por meio dos quais são interpretadas obras da música popular brasileira, música erudita, jazz, pop, entre outros estilos.

“O projeto estimula competências e habilidades como senso crítico, memorização, concentração, disciplina, organização, trabalho coletivo e colaborativo, coordenação motora, responsabilidade, expressão corporal e oral, foco, dedicação, criatividade etc, além de promover a sustentabilidade no reaproveitamento de materiais para a prática musical”, destaca o professor.

Lucas conta que a iniciativa foi idealizada no período em que lecionava em escolas públicas. “Com a escassez de recursos e infraestrutura, comecei a pesquisar uma forma que fosse barata, divertida e explorasse a questão de se fazer música com materiais alternativos e recicláveis. A partir disso, fui aprendendo a construir os instrumentos, elaborando arranjos de músicas para tubos de PVC e percussão com sucata e assim formatei o projeto. Me inspirei também em um grupo brasileiro chamado Uakti, que é referência em mundial em música com materiais alternativos”, conta o professor, que é graduado no curso de licenciatura em música da Unimep, e pianista formado no curso de MPB e Jazz do Conservatório Dramático Musical Dr. Carlos de Campos (Tatuí-SP).

Estudante do 5º ano do ensino fundamental do Colégio Piracicabano, a aluna Ana Beatriz Marques de Barros fala com entusiasmo sobre o projeto que está frequentando desde o início deste ano. “É uma forma muito legal de se aprender música e estou adorando. Os instrumentos são diferentes e isso chamou a minha atenção”, diz. Ana também toca violino e piano, já participou de coral e conta que adora cantar.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas na secretaria do Colégio, pelo telefone 3124-1881.

Texto: redação Assessoria de Imprensa Unimep
Coordenação: Celiana Perina