Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Projeto apresenta o carteiro às crianças do ensino infantil

Projeto apresenta o carteiro às crianças do ensino infantil

por Colégio Piracicabano — publicado 28/06/2013 14h46, última modificação 05/02/2016 11h16
Projeto apresenta o carteiro às crianças do ensino infantil
O projeto anual Meios de Comunicação e Profissões, voltado ao ensino infantil do Colégio Piracicabano, trouxe a visita, no dia 29 de maio, de um carteiro e de um supervisor dos Correios para um encontro com três classes, envolvendo 62 crianças com idade média de cinco anos. O profissional dos Correios contou às crianças sobre seu trabalho, e citou aspectos históricos como a carta de Pero Vaz de Caminha, que comunicava a Portugal o achado de uma nova terra.

Curiosidades como o percurso de um carteiro - a exemplo do trajeto de ida e volta do colégio ao Shopping Piracicaba duas vezes diariamente; modo de locomoção - se usa bicicleta; peso que transporta - dez quilos para homens e oito para mulheres; Dia do Carteiro, comemorado em 25 de janeiro; quantidade de correspondências entregues ao dia - 2.600, foram relatadas em uma visita que durou uma hora.

A professora do ensino infantil, Jaqueline Aparecida Rotta Jayme, conta que houve um pré-trabalho antes da visita. Os alunos fizeram um conteúdo para o envio de uma carta e também aprenderam sobre as descrições do remetente e destinatário para o envelope. Na iniciativa, todos enviaram correspondências às suas mães, aproveitando as comemorações, em maio, do Dia da Família. "Foi um exercício muito interessante. Além de noções sobre os Correios, eles aprenderam mais sobre a rua onde moram e sua localização, bairro e cidade. Também fizemos a leitura do livro O Carteiro Chegou, que fala sobre a entrega de cartas para personagens da história infantil, com a Cachinhos Dourados ou a bruxa da Branca de Neve. Todas essas atividades que antecederam a visita de fato instalou uma grande expectativa nos alunos. O carteiro foi recebido como uma celebridade", conta a professora Jaqueline, que acompanha o projeto.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: divulgação