Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Professores alertam sobre a importância do convívio social

Professores alertam sobre a importância do convívio social

por Colégio Piracicabano — publicado 22/07/2014 08h01, última modificação 05/02/2016 11h16

O uso constante da tecnologia tem afastado filhos dos pais e das relações interpessoais até mesmo nas férias, momento que as atividades deveriam ser mais diversificadas. A equipe do Colégio Piracicabano alerta para este distanciamento e, também, destaca que os adultos devem acompanhar o que seus jovens e crianças fazem em seu tempo livre.

Márcia Rigoldi Simões Puydinger e Lúcia Cristina da Silva, orientadoras educacionais do colégio, pinçaram algumas pontuações da psicóloga e consultora educacional, Rosely Sayão (leia o trecho abaixo), para uma reflexão sobre o contato social entre familiares.

"As crianças e adolescentes brasileiros costumam ficar, em média, 18 horas on-line por semana. Inclui-se aqui o uso dos tablets e demais ferramentas que permitem acesso à internet. Considerando que a maioria das nossas escolas trabalha em média quatro horas por dia diretamente com os estudantes, isso resulta em 20 horas semanais de contato dos alunos com docentes e demais profissionais da educação. Se considerarmos as quantidades acima, não é difícil inferir, praticamente 40 horas de cada semana foram utilizadas distantes dos pais, irmãos e demais membros do grupo familiar".

OPINIÕES

O professor do Piracicabano e assessor de tecnologia, Luis Antonio Gimenes Albino, aconselha que as férias sejam realmente férias. "É preciso tirar férias dos equipamentos, como celular, tablet e computador, desconectar-se mesmo da internet."

Albino aconselha que todos aproveitem o momento para a prática de atividades que contemplem o convívio social na forma mais humana possível. "Ou seja, jogar bola, correr, nadar, brincar de boneca, assistir ao um bom filme com os amigos no cinema, ir à lanchonete e fazer passeio com a família. Todas essas relações humanas são importantes para que as crianças e jovens não se tornem extensões de equipamentos", ressalta.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: Fábio Mendes/acervo