Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Piracicabano vence concurso nacional de empreendedorismo

Piracicabano vence concurso nacional de empreendedorismo

por Colégio Piracicabano — publicado 06/12/2012 16h08, última modificação 05/02/2016 11h16
Piracicabano vence concurso nacional de empreendedorismo

A equipe Pira Alfa, composta por alunos da classe do 9º ano do ensino  fundamental 2 do Colégio Piracicabano, venceu o concurso Construindo uma  Casa, encerrado no final de novembro. Promovido pelo Portal Educacional, o  concurso recebeu a participação de 44 escolas brasileiras que inscreveram  138 equipes. Cada turma concorrente conheceu o perfil de uma família que  estava de mudança e desejava comprar um imóvel. Os estudantes analisaram as  características, as necessidades e os desejos dessa família como cliente e,  a partir dos dados estudados, projetaram uma maquete.

A equipe do Piracicabano desenvolveu um projeto para um terreno de 1.000  metros quadrados, com uma construção de 461 metros quadrados, implicando em  um custo total de cerca de R$ 428 mil. "Ao término, tiveram que convencê-la  (a família) de que esse seria o melhor lugar para se viver", conta a  coordenadora do Projeto Empreendedorismo no ensino fundamental do  Piracicabano 2 e professora de matemática, Monia Andreia Tomieiro Bueno.  Para a aluna do grupo vencedor, Giulia Fontes Franco (foto), de 14 anos, a  colocação foi uma surpresa. Segundo ela, o empenho no projeto foi decisivo  para a vitória. "Desde o começo, houve bastante envolvimento (da classe).  Prestamos bastante atenção à proposta e, com base nisso, desenvolvemos a  casa", conta a aluna. "O projeto demonstra que a equipe se preocupou em  atender todas as nossas necessidades", disse a família Suarez que elegeu o  projeto do Piracicabano.

A contribuição da atividade na trajetória desses alunos, segundo Monia, "é a  de formar estudantes que possuam não apenas conhecimentos intrínsecos à  grade curricular, mas, também, iniciativa própria e capacidade de aplicar o  que aprenderam em situações concretas".

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: Banco de imagens e Fábio Mendes