Piracicabano vence concurso nacional de empreendedorismo
A equipe Pira Alfa, composta por alunos da classe do 9º ano do ensino fundamental 2 do Colégio Piracicabano, venceu o concurso Construindo uma Casa, encerrado no final de novembro. Promovido pelo Portal Educacional, o concurso recebeu a participação de 44 escolas brasileiras que inscreveram 138 equipes. Cada turma concorrente conheceu o perfil de uma família que estava de mudança e desejava comprar um imóvel. Os estudantes analisaram as características, as necessidades e os desejos dessa família como cliente e, a partir dos dados estudados, projetaram uma maquete.
A equipe do Piracicabano desenvolveu um projeto para um terreno de 1.000 metros quadrados, com uma construção de 461 metros quadrados, implicando em um custo total de cerca de R$ 428 mil. "Ao término, tiveram que convencê-la (a família) de que esse seria o melhor lugar para se viver", conta a coordenadora do Projeto Empreendedorismo no ensino fundamental do Piracicabano 2 e professora de matemática, Monia Andreia Tomieiro Bueno. Para a aluna do grupo vencedor, Giulia Fontes Franco (foto), de 14 anos, a colocação foi uma surpresa. Segundo ela, o empenho no projeto foi decisivo para a vitória. "Desde o começo, houve bastante envolvimento (da classe). Prestamos bastante atenção à proposta e, com base nisso, desenvolvemos a casa", conta a aluna. "O projeto demonstra que a equipe se preocupou em atender todas as nossas necessidades", disse a família Suarez que elegeu o projeto do Piracicabano.
A contribuição da atividade na trajetória desses alunos, segundo Monia, "é a de formar estudantes que possuam não apenas conhecimentos intrínsecos à grade curricular, mas, também, iniciativa própria e capacidade de aplicar o que aprenderam em situações concretas".
Texto: Cristiane Bonin
Fotos: Banco de imagens e Fábio Mendes
Edição de texto: Angela Rodrigues
Última atualização: 06/12/2012