Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Piracicabano utiliza jogos pedagógicos para ensinar a vida

Piracicabano utiliza jogos pedagógicos para ensinar a vida

por Colégio Piracicabano — publicado 12/06/2013 12h45, última modificação 05/02/2016 11h16
Piracicabano utiliza jogos pedagógicos para ensinar a vida
No Colégio Piracicabano, o aprender lúdico conta com uma sala especial para jogar e desenvolver as habilidades cognitiva, social, emocional e ética. Assim é o projeto Mind Lab, utilizado pelas professoras Eliana Cristina Trevisan Ferreira (foto), para o 5º ano do ensino fundamental, e Regina Cislaghi Riero, que aplica a ferramenta para alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental.

Iniciado em 2012, os professores que utilizam o Mind Lab passam periodicamente por treinamentos para aprender sobre cada temática e regras dos jogos. Mas o melhor deste projeto é colocá-lo em prática: segundo contam as professoras, os alunos esperam ansiosos pelo dia da atividade.

Regina Riero, professora de ciências e biologia, ilustra o aprendizado adquirido citando o jogo semáforo: no vermelho, você deve parar; no amarelo, prestar atenção; e no verde partir para a ação. "Em dias de prova, lembro sempre desse jogo para que os alunos façam as etapas de ler com atenção, destacar as principais informações e só então resolver as questões. Esse é o preparo psicológico que o jogo no Mind Lab confere aos jovens no sentido de prepará-los para a vida e de deixá-los menos afoitos", conta ela.

Cada visita à sala do Mind Lab envolve quatro etapas: um professor apresenta o jogo à turma, outro, as regras, um terceiro, acompanha as jogadas e um quarto, procede as reflexões sobre o que se passou na atividade.

Eliana, professora do 5º ano A, destaca que a aula na sala de brinquedos pedagógicos inclui dois livros de atividades aplicados após o jogo: um sobre o próprio ato de jogar e outro sobre as reflexões apresentadas. "Com o Mind Lab, avaliamos o aluno quanto ao nível de concentração, uso de métodos e responsabilidades", afirma a professora Eliana. Os estudantes podem exercitar o aprendizado lúdico também em casa, com os kits adquiridos por eles e que integram o projeto.

Confira mais fotos do Mind Lab no link: http://on.fb.me/194MT42

Texto: Cristiane Bonin