Piracicabano tem eleições no dia 13
por Colégio Piracicabano
—
publicado
06/03/2013 14h08,
última modificação
05/02/2016 11h16
No próximo dia 13, acontecem as eleições para os representantes de classe do Colégio Piracicabano. A escolha será informatizada e ocorrerá no horário de aula, como contam as professoras Lúcia Piacentini e Márcia Simões. Os resultados serão divulgados após o fim da votação. As informações sobre o processo serão comunicadas e disponibilizadas nos murais do colégio. Todos os alunos dos ensinos fundamental 1, fundamental 2 e médio fazem parte da iniciativa, que objetiva a promoção da liderança dentro do projeto pedagógico da escola.
No processo atual, cada classe deverá indicar de dois a seis nomes dentre seus companheiros de turma. Os possíveis candidatos podem se organizar em até três chapas para os cargos de representante e vice. "As eleições enfatizam a formação de cidadãos críticos, democráticos, éticos e preocupados com o bem-estar de todos. Por isso, a partir de 2013, as eleições, que aconteciam todos os anos, serão bianuais. A intenção é a de que os alunos eleitos tenham mais tempo de atuação e possam ter um maior entendimento e amadurecimento da função de liderança e de representação do seu grupo", destaca a professora Lúcia.
Thales Terci Goulart, 13, aluno do 8º A, representou sua classe neste ano e conta que gostou da função de ser responsável pela comunicação entre o grupo de alunos e a coordenadoria. Paulo Marcelo Crnkovic Junior (foto), 10, estudante do 5º B, relata que a sensação de ajudar as pessoas foi a melhor parte da experiência pela qual passou em 2012.
Confira algumas atividades da agenda dos representantes de classe:
- Participar das reuniões solicitadas pela equipe diretiva e pelos professores, apresentando a opinião da turma e representando-a nas situações decisórias;
- Informar a turma sobre os assuntos tratados nas reuniões;
- Transmitir recados e informações sobre assuntos de interesse coletivo do colégio;
- Colaborar com os colegas nas dificuldades apresentadas (aprendizagem, atitudes, faltas, casos de doenças, eventos, portal educacional, dentre outros);
- Colaborar na adaptação dos alunos novos ao ambiente escolar;
- Conciliar os interesses da maioria e levar para a turma um consenso sobre os assuntos tratados, apesar das divergências que poderão ocorrer.
(Fonte: professoras Lúcia Piacentini e Márcia Simões).
Texto: Cristiane Bonin
Fotos: Fábio Mendes
Edição de texto: Angela Rodrigues
Última atualização: 06/03/2013
No processo atual, cada classe deverá indicar de dois a seis nomes dentre seus companheiros de turma. Os possíveis candidatos podem se organizar em até três chapas para os cargos de representante e vice. "As eleições enfatizam a formação de cidadãos críticos, democráticos, éticos e preocupados com o bem-estar de todos. Por isso, a partir de 2013, as eleições, que aconteciam todos os anos, serão bianuais. A intenção é a de que os alunos eleitos tenham mais tempo de atuação e possam ter um maior entendimento e amadurecimento da função de liderança e de representação do seu grupo", destaca a professora Lúcia.
Thales Terci Goulart, 13, aluno do 8º A, representou sua classe neste ano e conta que gostou da função de ser responsável pela comunicação entre o grupo de alunos e a coordenadoria. Paulo Marcelo Crnkovic Junior (foto), 10, estudante do 5º B, relata que a sensação de ajudar as pessoas foi a melhor parte da experiência pela qual passou em 2012.
Confira algumas atividades da agenda dos representantes de classe:
- Participar das reuniões solicitadas pela equipe diretiva e pelos professores, apresentando a opinião da turma e representando-a nas situações decisórias;
- Informar a turma sobre os assuntos tratados nas reuniões;
- Transmitir recados e informações sobre assuntos de interesse coletivo do colégio;
- Colaborar com os colegas nas dificuldades apresentadas (aprendizagem, atitudes, faltas, casos de doenças, eventos, portal educacional, dentre outros);
- Colaborar na adaptação dos alunos novos ao ambiente escolar;
- Conciliar os interesses da maioria e levar para a turma um consenso sobre os assuntos tratados, apesar das divergências que poderão ocorrer.
(Fonte: professoras Lúcia Piacentini e Márcia Simões).
Texto: Cristiane Bonin
Fotos: Fábio Mendes
Edição de texto: Angela Rodrigues
Última atualização: 06/03/2013
registrado em:
Democracia