Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Piracicabano tem 6 equipes na Olimpíada Nacional em História do Brasil

Piracicabano tem 6 equipes na Olimpíada Nacional em História do Brasil

por staraujo publicado 06/04/2016 00h00, última modificação 06/04/2016 15h03

O Colégio Piracicabano participa da oitava Olimpíada Nacional em História do Brasil com seis equipes de nomes bem originais, que remetem à tradição caipira de Piracicaba: Cárxara de Fórfe; Deuses do Curau; Pamonhas Caseiras, Pamonhas Fresquinhas; Nheque de Portera; Nóis não é 10, é XV; Caipiras de Pira.

Elaborada pelo departamento de história da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), o evento inclui estudos de textos, documentos, imagens e mapas, e as atividades aplicadas variam entre questões de múltipla escolha e da realização de tarefas especiais. As primeiras cinco fases acontecerão entre o início de maio e até o mês de junho.

A olimpíada é on-line e semanal e, para chegar às respostas, a equipe deverá promover debate com os colegas e pesquisar em livros, internet e com os professores.

“A olimpíada traz possibilidades de estudo que não se limitam a sala de aula. Os alunos precisarão se dedicar semanalmente para conseguirem cumprir as tarefas propostas e responder às questões. A olimpíada também proporciona um rico material de análise historiográfica, que pode inserir o aluno na pesquisa histórica de modo mais aprofundado, além de estimular a convivência entre estudantes e professores”, diz a professora de história do Piracicabano, Thais Gonsales Soares.

Kauê Soares Gomes, 16, aluno do 2º ano A, integrante da equipe Nheque de Portera, está na expectativa para o início da competição, que rankeará em ouro, prata e bronze as 75 melhores equipes. “É um evento de âmbito nacional e vamos conhecer mais sobre nossa história local e do Brasil. Estou bem ansioso”, afirma Kauê.

CONFIRA OS INTEGRANTES POR EQUIPES

Cárxara De Fórfe: Andresa Casale (3ºB), Ingrid Casale (3ºB), Bianca de Godoy (3ºB).

Deuses do Curau: Julia Beatriz Correa (2ºA), Tainá Minuchelli Teixeira (2ºA), Luan Martins Correa (2ºA).

Pamonhas Caseiras, Pamonhas Fresquinhas: Ana Beatriz Motta Costa (3ºA), Lucca Rolim Costa (3ºB), Larissa Blanco (3ºA).

Nheque de Portera: Kauê Soares Gomes (2ºA), Guilherme Caprânico (2ºA), Matheus Nazato Ubices (2ºA).

Equipe Nóis Não é 10, é XV: Laura Dias Porto (2ºB), Nathan Wesley Torres Barbosa (2ºB), Júlia Cassa (3ºB).

Caipiras de Pira: Matheus Januário (1ºA), Lucas Gris (3ºB), Lucas Cordeiro (3ºB).