Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Viagem pedagógica ao centro histórico de SP para estudar geografia e história

Viagem pedagógica ao centro histórico de SP para estudar geografia e história

por anrsanto publicado 02/09/2016 05h00, última modificação 17/08/2016 11h49
Viagem pedagógica ao centro histórico de SP para estudar geografia e história

O centro histórico de São Paulo foi o destino da viagem pedagógica promovida pelo Colégio Piracicabano com 68 alunos do 5º ano do ensino fundamental 1. Com a iniciativa, eles puderam complementar os estudos das disciplinas de história, geografia e língua portuguesa. O passeio permitiu o resgate dos períodos econômicos pelos quais a cidade passou, com suas construções e símbolos, e também analisar como a globalização está presente na dinâmica da cidade.

Os alunos visitaram o Pateo do Collegio e também o Museu do Anchieta, o Mosteiro São Bento, o Edifício Martinelli e o Museu da Imigração, construções importantes para visualizar o processo migratório e que ajudaram a construir a história de São Paulo. “Este ano a novidade ficou por conta do passeio na Maria Fumaça. Toda a viagem é acompanhada por monitores da E-Cult", destaca a professora Ivone Aparecida Magalhães.

De acordo com os organizadores da iniciativa, o uso de atividades extracurriculares oportuniza diferentes situações de estudos e aprendizagens, usando todos os sentidos para buscar o desenvolvimento cultural, social, pessoal e intelectual do aluno. Nesse sentido, o passeio pelo Centro Histórico de São Paulo proporcionou a valorização das riquezas do Patrimônio Histórico e Cultural; o Pateo do Collegio, a colonização; o passeio a pé, os mais diversos estilos, formas e tamanhos de arquitetura em um acervo cultural ao ar livre; enquanto o antigo trem a vapor trouxe informações com um monitor especializado sobre a locomotiva e os meios de transportes.

Clique aqui para conferir as imagens da viagem.

Texto: Cristiane Bonin
Edição: Celiana Perina