Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Piracicabano promove gincana com brincadeiras populares

Piracicabano promove gincana com brincadeiras populares

por Colégio Piracicabano — publicado 19/09/2013 13h03, última modificação 05/02/2016 11h16
Piracicabano promove gincana com brincadeiras populares
Realizada na segunda semana de setembro, a gincana esportiva do Colégio Piracicabano resgatou brincadeiras antigas e trabalhou a integração entre os estudantes. A atividade fez parte das comemorações dos 132 anos da instituição de ensino. Participaram da gincana os alunos do infantil 4 ao 5º ano do ensino fundamental, na faixa etária de cinco a 11 anos. Do dia 9 a 12 de setembro, a quadra do Piracicabano recebeu os estudantes para brincar, por exemplo, de cabo de guerra, pular corda e corrida de estafetas.

De acordo com o professor de educação física do colégio, Adilson Zanin, a atividade não teve foco na promoção de uma disputa e formação de um ranking. "Os jogos foram cooperativos e as brincadeiras populares trabalharam o aspecto afetivo-social, coordenação motora e sociabilização à medida que os alunos estabelecem relação entre eles durante a atividade", informa Zanin, que coordenou a gincana juntamente com a professora da mesma disciplina, Juliana Pachane.

Diversão - Para as estudantes Bruna Duarte Gonçalves, 9, do 4º ano A, e Rafaela Netti, 9, do 4º ano B, a diversão foi garantida. Elas contaram, com empolgação, sobre a brincadeira de estourar a bexiga com o corpo. Já a aluna Deborah Gris da Silva Pereira, 9, do 4º ano A, lembrou que o mais bacana foi brincar em grupo. Os meninos se animaram com a brincadeira de cabo de guerra. Henrique Gaspar Monteiro, 9, e Pedro Paulo de Sousa Brandão, 10, ambos do 4º A, defenderam que a brincadeira ajuda a manter, inclusive, o corpo saudável. Bruno Perdona, 11, do 5º A, acredita que o exercício implícito à atividade auxilia até mesmo no crescimento.

Texto:
Cristiane Bonin