Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Piracicabano investe na área de intercâmbio

Piracicabano investe na área de intercâmbio

por Colégio Piracicabano — publicado 23/04/2013 13h58, última modificação 05/02/2016 11h16
Piracicabano investe na área de intercâmbio
O assunto intercâmbio é um dos focos do Colégio Piracicabano. A forte tendência de um mundo cada vez mais globalizado demonstra a importância da troca de experiências entre pessoas e culturas. Antenado com o conhecimento predisposto na reciprocidade nas relações entre nações, o Piracicabano fortalece dia a dia as possibilidades do universo do intercâmbio.

Nesse sentido, uma das últimas novidades da instituição nessa área ocorreu com a contratação de uma nova profissional. Trata-se da agente de intercâmbios bilíngue Patrícia Farias (foto) que, desde março, integra o quadro de funcionários do colégio. De acordo com Marcelo da Silva Leite, assessor para assuntos internacionais da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), a criação desse cargo na escola, com um empenho em tempo integral, contribuirá para as questões relacionadas ao ensino em dois idiomas e para a internacionalização da instituição de ensino. "Esse contexto permitirá a implantação de mais projetos internacionais, como intercâmbios e visitas de professores estrangeiros. Havendo mais atividades internacionais, os alunos do ensino bilíngue são beneficiados. Além disso, também permitirá uma melhor assistência aos alunos internacionais que estudam no colégio", aponta Leite.

A agente Patrícia, que é graduada em turismo e possui experiências profissionais como as coordenadorias de relações internacionais na Universidade Estadual de Goiás (UEG) e do Programa Ciência Sem Fronteiras, do Governo Federal Brasileiro junto a UEG, destaca que os objetivos do cargo são o de responder pela organização dos programas de intercâmbio, propiciando toda a infraestrutura para a realização dos mesmos, além de relacionar-se com os alunos e suas famílias, professores e demais funcionários administrativos envolvidos nesse processo. Ela também auxilia em traduções de comunicados, informativos e textos para o site do colégio.

Contribuições da agente de intercâmbio para o Piracicabano:

• Acompanhar os alunos intercambistas aos seus destinos ou aeroportos quando solicitado.
  • Organizar intercâmbios dos alunos do Colégio Piracicabano, por meio de reuniões com famílias envolvidas ou videoconferências.
  • Organizar as atividades dos intercambistas estrangeiros (workshops, oficinas, apostilas de conteúdo pedagógico).
  • Organizar agenda, verificando hospedagem e alimentação para os intercambistas.
  • Prestar atendimento às famílias dos alunos estrangeiros nos diversos segmentos do colégio, explicando as questões culturais.
  • Auxiliar nas traduções simultâneas em todas as atividades e festividades do colégio.
  • Manter o relacionamento do Colégio Piracicabano e o National Virtual, nos EUA, bem como acompanhar o andamento do processo com os alunos.

: Cristiane Bonin
Fotos: Fábio Mendes