Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos e professores preparam a gincana cultural e esportiva

Alunos e professores preparam a gincana cultural e esportiva

por anrsanto publicado 26/08/2016 05h00, última modificação 29/08/2016 10h42
Alunos e professores preparam a gincana cultural e esportiva

Agosto é mês de muito agito no Colégio Piracicabano com o envolvimento de alunos e professores nos preparativos da Gincana Cultural e Esportiva. As provas, que acontecem de 12 a 17 de setembro, na semana do aniversário da escola, são disputadas por alunos dos ensinos fundamental 2 e médio, divididos em quatro equipes, que contam com a participação dos pais dos estudantes e também dos terceiros anistas formados em 2015.

Além de comemorar os 135 anos do Piracicabano, a edição 2016 da gincana homenageará os 100 anos do poeta Manoel de Barros (1916-2014), com declamação de uma poesia por equipe, e o samba, com uma prova de dança de grupo. “Serão homenageados também os escritores Miguel de Cervantes e Shakespeare, mortos há 400 anos, na prova bilíngue e de espanhol”, conta a professora de literatura e de gramática e produção de texto, Suzane Alaíde Lindoso da Silva.

Para que a gincana ocorra, a comissão formada por professores e equipe da Pastoral Escolar organiza as provas culturais enquanto as esportivas são preparadas pelos professores de educação física. As etapas seguintes incluem definições sobre as equipes e a entrega das provas e das modalidades esportivas. “A partir desse momento, cada equipe idealiza um nome, cria seu hino e grito de guerra, bem como organiza uma torcida americana. A gincana é um momento eletrizante”, afirma a professora Suzane.

ESPORTES

A rodada esportiva da gincana iniciou as provas da primeira fase já no começo de agosto, na quadra esportiva do Colégio. As semifinais acontecem no dia 14 de setembro e, as finais, serão realizadas no setor esportivo do campus Taquaral da Unimep.

As modalidades disputadas são: corridas de 100 metros, voleibol 21, futsal, handebol, voleibol, basquetebol e queimada, com separação das equipes por faixas etárias. “O envolvimento dos alunos é total. A expectativa é enorme”, afirma Eliana Murbach Geraldi, professora de educação física do Colégio.

Texto: Cristiane Bonin
Edição: Celiana Perina