Piracicabano está na 2ª fase das Olimpíadas de Matemática
O Colégio Piracicabano está com tudo na atual edição nacional das Olimpíadas de Matemática. Já na segunda fase da disputa, 77 alunos da instituição estão classificados - 47 do ensino fundamental e 30 do médio. Até ontem, 25, os alunos participaram de outra etapa da competição. Nela os alunos responderam a duas questões por dia, ganhando pontuação extra, para os que fizerem as questões corretamente dentro de um tempo predeterminado. A maior pontuação classifica o estudante.
Segundo o professor de informática e assessor de tecnologias da instituição, Luís Antonio Gimenes Albino, o objetivo na participação das olimpíadas é estimular alunos do 4° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio a renovar o interesse por ciências exatas e despertar o espírito de competição saudável.
"Independentemente do nível de ensino, o aluno será desafiado a demonstrar sua capacidade de resolver problemas matemáticos, envolvendo não só o raciocínio lógico, mas também a habilidade de interpretar textos e imagens. Desse modo, há o despertar de um aprender significativo e, consequentemente, do gostar de estudar e entender matemática", destaca o professor.
Albino acrescenta que as atividades das olimpíadas proporcionam o desenvolvimento do potencial do estudante para intuir, observar, abstrair e generalizar, entre outras habilidades que não são estimuladas apenas com aulas expositivas e repetição de exercícios.
Texto: Cristiane Bonin.
Fotos: Fábio Mendes
Edição de texto/jornalista responsável: Celiana Perina
Última atualização: 26/09/2012