Alunos do infantil aprendem a língua inglesa
Os alunos da educação infantil do Colégio Piracicabano já têm contato com uma segunda língua nos primeiros anos escolares. Na faixa etária até cinco anos, todos têm aulas diárias de inglês. O berçário – novidade do Piracicabano – também tem programação de estudos da língua estrangeira a partir de momentos de interação planejados durante a semana.
Conforme a assessora do ensino bilíngue do Colégio, Nelly Diacov Braga, o aprendizado desse idioma no infantil utiliza livros, fantoches, vídeos, músicas, jogos de roda, rimas, gestões corporais e faciais e experimentos. “Os recursos ajudam na relação da língua com o seu significado”, conta.
INGLÊS & CRIANÇAS
“Os estudos da neurociência apontam que é na fase infantil que a aquisição de uma segunda língua ocorre com mais facilidade, oportunizando a assimilação da língua inglesa sem estar preso aos fonemas e sotaques da língua portuguesa.”
“Nos primeiros momentos, o aluno passa pela etapa do silêncio, da observação. Esse momento é rico para a assimilação do vocabulário, entonação, reconhecimento de expressões, comandos, etc..”
“O professor percebe a participação do aluno, ainda que oralmente silenciosa, ao reconhecer e relacionar as expressões e comandos do dia a dia.”
“Notamos que o aluno passa a verbalizar a segunda língua naturalmente no contexto de aula e fora dela ao encontrar o professor no Colégio. O aluno sente-se, então, confiante e estimulado a usar as expressões inglesas assimiladas durante as aulas.”
Texto: Cristiane Bonin
Fotos: divulgação
Coordenação: Celiana Perina
Última atualização: 07/06/2016