Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aulas de artes instigam senso crítico, imaginação e observação

Aulas de artes instigam senso crítico, imaginação e observação

por staraujo publicado 08/08/2016 05h00, última modificação 05/08/2016 17h05
Aulas de artes instigam senso crítico, imaginação e observação

As aulas de artes no Colégio Piracicabano transitam entre a prática e teoria para estudos da disciplina. Vanessa Varsone, professora da área, destaca a importância do conhecimento sobre artes para a promoção da formação integral do aluno. “Estudar artes, e também desenvolvê-la, trabalha o senso crítico e de invento, o hábito de observação e a descarga emocional”, afirma Vanessa.

As aulas ocorrem em ambiente adequado e com espaço físico estruturado para teoria e prática. No primeiro trimestre de 2016, o conteúdo estudado pela turma da professora Vanessa envolveu os elementos estruturais da linguagem plástica.

“Utilizamos, para as aulas teóricas, vídeos e o livro de arte e, para as aulas práticas materiais como lápis grafite, giz pastel, lápis de cor, sucata, papéis diversos, painel (tela), entre outros. Com o auxílio e orientação, os trabalhos são aplicados em grupo e em formato individual, sempre fortalecendo o convívio e a socialização bem como a individualidade de criação de cada aluno”, relata Vanessa.

As técnicas e conceitos sobre arte proporcionam ao aluno situações para expressar, a partir do seu esquema corporal e sua relação com o espaço e o tempo, respeitando sua necessidade pessoal, social, cultural e existencial. “A arte amplia as experiências sensórias, afetivas e intelectuais”, aponta a professora.

Texto: Cristiane Bonin
Edição: