Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Viagem ao Petar é experiência enriquecedora para a vida

Viagem ao Petar é experiência enriquecedora para a vida

por anrsanto publicado 19/07/2016 11h00, última modificação 19/07/2016 11h33

A viagem ao Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar), em Iporanga (SP) está no calendário de atividades extracurriculares do Colégio Piracicabano há 16 anos. Duplamente rico, o passeio envolve uma espetacular complementação dos estudos em classe e é ótima oportunidade de interação entre alunos, professores, meio ambiente e o povo ribeirinho. No local, os alunos do 1º ano do ensino médio aplicam conceitos aprendidos sobre religião, filosofia, geografia, história, biologia, química, arte e português.

“O senso de coletivo permeia todo o roteiro planejado, principalmente durante as trilhas e percursos dentro e fora das cavernas. Também é o momento em que o uso da tecnologia é restrito devido à falta de sinal de celular, o que permite a todos vivenciar com maior intensidade o lado humano e, muitas vezes, até o espiritual”, afirma o professor de biologia do Colégio, Allan Douglas Miranda.

A coordenadora pedagógica dos ensinos fundamental 2 e médio, Samantha Gris da Silva Pereira, destaca o aspecto pedagógico do Petar: “Os conteúdos  são revistos a todo o momento nas trilhas e cavernas, pois os professores de sala de aula acompanham o grupo. Este, inclusive, é um diferencial oferecido pelo Colégio Piracicabano. Contudo, a maior riqueza que os alunos trazem “na bagagem” é a experiência vivida nas relações pessoais estabelecidas com os colegas ou professores, ou, ainda, com os moradores do local, gente muito simples e que possui realidade de vida bem diferente da do estudante. A troca de experiências entre o grupo fortalece e amadurece a cada um. Todos voltamos diferentes!”

Em 2016, a viagem ocorreu entre os dias 1º e 4 de junho com a participação de 44 alunos do 1º ano do ensino médio, acompanhados de cinco professores.

Texto:
Cristiane Bonin