Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Petar: crescimento social e intelectual

Petar: crescimento social e intelectual

por Colégio Piracicabano — publicado 04/07/2013 07h03, última modificação 05/02/2016 11h16
Petar: crescimento social e intelectual
Ir ao Petar (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira) é mais do que aprender na prática o que as disciplinas da grade curricular escolar ensinam em sala de aula. A viagem proporcionada pelo Colégio Piracicabano anualmente, desde 1996, para alunos dos 1º anos do ensino médio é uma forma de rever e conhecer valores sociais.

A última turma do Piracicabano esteve entre os municípios de Apiaí e Iporanga, região Sul do Estado de São Paulo, por três dias, de 22 a 25 de maio. No local, um grupo de 32 alunos teve acesso a diferentes frentes do conhecimento acadêmico, da biologia à religião. Os professores Mario Alberto Zenero (foto), de geografia; Samantha Gris da Silva Pereira, de ensino religioso; Lúcia Cristina Piacentini Gomes da Silva, orientadora; Taitson Alberto Leal dos Santos, de filosofia e Erik Contarini, biologia, acompanharam os jovens.

A oportunidade trouxe outros ensinamentos aos alunos, afirma o professor Zenero. "No local, não há cabeamento para luz, por exemplo. As caminhadas por dentro da mata e cavernas exigem cooperação. Para a geração atual, de perfil individualista, a pobreza do local e os relacionamentos interpessoais, até mesmo com os professores, se estreitam. Não é uma excursão. Para um aluno que está com nota baixa, por exemplo, é uma excelente oportunidade de se afinar com o professor, com a classe e com o mundo exterior, refletindo num melhor desempenho pessoal posteriormente", salienta.

Entre as descobertas, Rodrigo Campos Alves Mourão, 15, do 1º B, conta com entusiasmo sobre o que viu nas cavernas. "A experiência em estar dentro de uma delas é inexplicável. A vida cavernícula existindo dentro das áreas afóticas, em um buraco dentro da Terra, é surpreendente", conta ele.

A próxima viagem de alunos do Piracicabano ocorre em agosto, quando os estudantes  irão ao estado de Minas Gerais conhecer cidades históricas.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: Fábio Mendes