Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Período integral: uma experiência imperdível

Período integral: uma experiência imperdível

por Colégio Piracicabano — publicado 20/11/2012 11h26, última modificação 05/02/2016 11h16
Período integral: uma experiência imperdível

Desde o ano de 2008, o Colégio Piracicabano oferece período integral para os  alunos da educação infantil e até o 5º ano para os estudantes do ensino  fundamental 1. Para 2013, a previsão é a de que 160 alunos sejam atendidos  pelo programa.

Na rotina dos alunos que participam do período integral, está a organização  de tarefas, atividades motoras, musicalização, jogos dramáticos, sem deixar  de lado o tempo para brincar. Também recebem acompanhamento para as tarefas  escolares e alimentação saudável. E, de outros países, têm seus primeiros  contatos com a língua inglesa e o conhecimento cultural.

Estudioso conhecido por seu trabalho científico sobre psicologia do  desenvolvimento, com foco na infância, o francês Henri Wallon (1879-1962)  apontou que o papel do grupo formado por crianças da mesma idade na escola  passa a ser o de favorecer a aprendizagem social, ou seja, o convívio com os  padrões e regras sociais. Na mesma linha do pensador francês, a coordenadora  pedagógica do Colégio Piracicabano, Fátima Suzegan Rosa, classifica como  riquíssimo o desenvolvimento social das crianças que permanecem em período  integral na escola. "Eles aprendem a conviver com o ritmo do outro, a ter  tolerância e consciência de que são um grupo e tudo é resolvido em um  diálogo construído coletivamente", destaca a docente.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: Fábio Mendes